Jogos Escolares de Petrolina Ano 2024

0
379

Prefeitura de Petrolina fomenta o esporte e promove integração da comunidade escolar

Texto: Elaine Barbosa – Assessora de Imprensa da PMP

A 51ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina está a todo o vapor no município, engajando a comunidade escolar e agregando diversos aprendizados aos mais de seis mil estudantes entre 7 e 19 anos, das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. A primeira fase do evento acontece até o dia 14 de junho e abrangem 11 modalidades esportivas, sendo elas: futsal, handebol, basquete, voleibol, futebol de campo, futebol society, atletismo, natação, judô, xadrez e a novidade da edição deste ano é o badminton, esporte olímpico que pode ser disputado individualmente ou em dupla. Os Jogos Escolares visam não apenas fomentar o espírito esportivo, mas também proporcionar momentos de alegria, emoção, superação e integração para toda a comunidade.

Dentro deste evento esportivo, os técnicos têm orientado, acompanhado e celebrado as conquistas dos estudantes. Eles vibram, gritam e comemoram cada participação. Durante as partidas, o entusiasmo dos docentes toma conta dos polos no Parque Josepha Coelho, Estádio Paulo Coelho, Ginásio Osvaldo do Flamengo e SESI. Isto porque o momento representa uma culminância do treinamento e ensino dedicado aos alunos durante todo o ano letivo. Para eles, a participação dos estudantes é tão importante quanto a vitória almejada, seja de forma individual ou em equipe, como afirma o professor de Educação Física da Escola Municipal Eliete Araújo.

Nossos estudantes estão competindo no Handebol e Futsal, tanto no feminino como no masculino. Mais do que resultados, celebramos a participação dessas crianças e jovens em eventos como este. Para além do esporte, eles aprendem a lidar com situações que vivenciamos no dia a dia: com a vitória, mas também com as frustrações da derrota dentro do ambiente seguro, que é o âmbito escolar. Isso trabalha muito a autoestima e melhora o rendimento escolar, com certeza. É muito importante a Prefeitura de Petrolina realizar eventos como este porque também faz com que o estudante saia um pouco da rotina dele e conheça outras pessoas. Eles estão gostando muito. Gostam de ter esse contato com outras escolas, mas também levam as competições bem a sério“, relata o professor.

A aluna do 8° ano da Escola Municipal Eliete Araújo, Rebeca de Souza, reconhece os Jogos Escolares como uma oportunidade para que seus colegas demonstrem seus talentos no mundo do esporte. “Participar dos jogos escolares é uma experiência ímpar para nós. Além da participação na competição, o intercâmbio cultural é de extrema importância para que seja ampliada a nossa visão sobre o que é o mundo fora da escola. Além disso, fazem com que a cidade descubra novos talentos nas diversas modalidades do esporte, como também contribui de maneira efetiva para melhorar a aprendizagem dos estudantes”, pontua Rebeca.