Judoca baiano conquista medalha de bronze em competição internacional
Ascom Sudesb
Apoiado pelo FazAtleta, Gabriel Cruz estará nos tatames da Alemanha para disputar o International Masters Bremen
O judoca baiano Gabriel Cruz brilhou no International Masters Bremen, na Alemanha, uma das competições mais tradicionais do calendário internacional da classe cadete, ao conquistar a medalha de bronze. O atleta de Cruz das Almas apoiado pelo FazAtleta segue representando a Bahia e o Brasil da melhor forma nos tatames Brasil afora.
O torneio aconteceu no último final de semana na cidade alemã no sábado, 22, e no domingo, 23, com direito a 12 medalhas da Seleção Brasileira de Judô na categoria sub-18 masculino; oito medalhas na sub-21 masculino; 17 medalhas na sub-18 feminino; e oito medalhas na sub-21 feminino. Com 121 atletas ao todo, o Brasil terminou a competição como líder do quadro geral de medalhas, tanto no cadete quanto no júnior, e ficou à frente de países como Japão, Holanda e Alemanha.
Após a competição, Gabriel segue no treinamento de campo no local até o dia 25 de março, adquirindo ainda mais experiência e evolução técnica ao lado de grandes atletas do cenário mundial. Ele comenta sobre o sentimento do momento.
“Quero primeiramente agradecer a Deus por me capacitar todos os dias, agradecer a minha Sensei Gal, a pessoa que mais me motiva e incentiva a ganhar e buscar sempre a evolução, e agradecer aos meus patrocinadores, o Governo do Estado e a minha academia Assamaca. Vamos juntos nessa caminhada! Hoje, vivi mais uma experiência inesquecível. Estou muito feliz com tudo isso. Mas, a caminhada é continuar a treinar e treinar.”
A treinadora Gal comenta que ele ainda vai participar de mais dois estágios internacionais: um no Azerbaijão, em abril; e outro na Polônia, em maio; ambos para conquistar a vaga. Para chegar onde chegou, ela também destaca a importância do FazAtleta, do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nos últimos cinco anos dentro do programa.
“O FazAtleta na vida do Gabriel já vem há muito tempo, junto à empresa Atacadão Roque, ajudando muito. A cada dia, nós buscamos a evolução e as renovações do projeto fizeram com que a gente pudesse manda-lo para disputar vários campeonatos e conquistar resultados. Com isso, também já consegue ter as indumentárias para treinar, os recursos para viajar e disputar de igual para igual com os grandes atletas. Então, isso tudo é uma vantagem que ele não teria se não tivesse o programa.”
Gabriel já é um destaque da modalidade no estado ao acumular, além de diversos títulos estaduais da Federação Baiana de Judô (Febaju) desde 2017, medalhas em eventos nacionais, regionais e interestaduais da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e escolares.
Dentre eles, o bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, realizado em outubro no Rio de Janeiro, na categoria ligeiro -40kg; o ouro nos JEBs 2022, realizado em novembro no Rio de Janeiro capital, na categoria ligeiro -40kg da série ouro; a prata nos Jogos da Juventude 2023, realizado em setembro em São Paulo capital, na categoria superligeiro -50kg; e o bronze nos Jogos da Juventude 2024, realizado em novembro em João Pessoa na Paraíba, na categoria superligeiro -50kg. Ele também possui dois títulos do mundial escolar – no Rio de Janeiro em 2023 e no Bahrein em 2024.