Meio ambiente: associação do Rio Vermelho denuncia descarte inadequado de lixo de restaurante
Situação tem gerado incômodo e mau cheiro nas imediações da Praia do Buracão, em Salvador
O restaurante Principote, situado na rua Barro Vermelho, no Rio Vermelho, em Salvador, tem sido alvo de queixas constantes de moradores devido ao descarte inadequado do lixo gerado pelo empreendimento. Os resíduos são colocados na rua em horário impróprio para a coleta e jogados de qualquer forma provocando forte odor e aspecto de sujeira em área nobre da capital.
“Era uma rua tranquila, passeávamos com os cachorros e com crianças, a ida para a praia era saudável. Agora, somos barrados pelo lixo e mau cheiro de resto de comida e chorume que brotam do restaurante nas calçadas devido ao descarte irresponsável do lixo do estabelecimento”, reforça a moradora e membro da Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho, Thelma Diegues.
Os resíduos sólidos quando são descartados de forma e em locais inadequados impactam diretamente o meio ambiente e a saúde pública: alguns resíduos demoram para se decompor e se acumulando na natureza; além disso, os resíduos sólidos contaminam as águas dos rios, córregos, lagos, mares e oceanos, causando graves impactos na biodiversidade, podendo contaminar o ar, o solo e o subsolo.
O descarte inadequado e irresponsável de lixo pode ocasionar doenças como cólera, disenteria, febre tifóide, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose e toxoplasmose; além de consequências na saúde psicológica das pessoas devido à poluição visual e ao mau cheiro.
A Associação dos Moradores da Rua Barro Vermelho exige uma solução para o problema, bem como a fiscalização dos órgãos competentes para garantir a higiene e uma convivência harmoniosa entre os residentes locais.
Prática recomendada
Conservar os resíduos orgânicos em ambiente isolado e refrigerado para que se evite o aparecimento de qualquer praga e isolamento de odores, caso venham a ser armazenados por um tempo um pouco maior é uma boa prática que todo comércio deveria aderir. No entanto, parece que o empreendimento desconhece ou finge não saber.
O armazenamento refrigerado de resíduos evita a putrefação de tais resíduos e, consequentemente, a utilização da câmara fria afastará quaisquer pragas e vetores urbanos como ratos e baratas que normalmente são atraídos por resíduos em estágio de apodrecimento.
Além disso, a câmara fria poderá prevenir outros fatores como: desenvolvimento de microrganismos derivados do lixo orgânico; e a liberação de gases geradores de mal odor ao ambiente. As cozinhas industriais que produzem quantidade maior que 200 litros por dia de lixo, necessitam de uma câmara frigorífica para armazenamento de lixo.
Ascom