Ministro Carlos Fávaro é recebido por produtores na Valexport, em Petrolina – PE

0
203

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

Os produtores e exportadores de frutas associados da Valexport (Associação Dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), tiveram um encontro bastante produtivo na manhã desta sexta-feira (15), em Petrolina – PE.

Portador de boas novas para o setor, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado do secretário de Agricultura da Bahia, Tum, começou a reunião fazendo muitos elogios à agricultura irrigada, com ênfase para a produção e exportação de uvas e mangas na região de Petrolina e Juazeiro – BA.

“Trata-se de um Vale com alta produtividade e projetos de parceria pública-privada que são exemplos para todo país e merecem toda nossa atenção. Por isso, estamos aqui para tomar conhecimento das principais demandas e responder com a maior brevidade”, ressaltou.

De acordo com o diretor Institucional da Valexport, Caio Coelho, o ministro causou uma boa impressão entre os produtores. “Apresentamos pautas, a exemplo do direcionamento de vagas de auditores do MAPA para o Vale do São Francisco, no concurso que vai acontecer em 2023 e a emissão de fitossanitário em cargas destinadas à Europa que seja realizada na saída da fruta no packing, pelo Auditor do MAPA lotado no Vale do São Francisco”, frisou. O diretor, acrescentou ainda a solicitação para a reativação do Plano Nacional de Combate às Moscas das Frutas criado pelo MAPA em 2015 e o registro de defensivos agrícolas por princípio ativo, permitindo o uso do genérico.

Caio Coelho encerrou, afirmando que os produtores gostaram muito da firmeza do ministro Carlos Fávaro, em atender os pleitos da categoria. “Estamos certos de que seremos atendidos muito em breve”, concluiu.