Morre Mazinho, o maior goleiro da história do Barro Vermelho

0
288
Por Tony Martins

Morreu na manhã de hoje (30/07/2024) na cidade de Juazeiro-BA, o ex-goleiro Mazinho, que atuou no futebol amador juazeirense. Ele tinha 69 anos completados em março e deixou esposa e sete filhos.

Josimar José Ferreira, Mazinho, nasceu e cresceu na Rua de Baixo, convivendo com tantos meninos que jogaram bola ao seu lado: Petróleo, Cena, Carlos Humberto, Zé Lioba, Pedrinho, Benitez, Nêgo Paulo e tantos outros que fizeram sucesso no futebol local, notadamente nas décadas de 1970/80.

No estádio Adauto Moraes iniciou jogando no Veneza Futebol Clube em 1973, ficando por muito tempo naquela equipe, considerada a melhor da região, entre 1970 e 1975 num elenco com jogadores de alto nível, a exemplo de Bebeto, Avelar, Lércio, Zé Odorico, Celso Maravilha e Totonho, entre outros.

A trajetória vitoriosa no Barro Vermelho

A partir de 1982 Mazinho passou a defender as cores do Barro Vermelho, onde viveu seus melhores momentos como goleiro, desde o futebol de várzea na Liga do Horto, até chegar na LDJ, conquistando o Campeonato Municipal de Juazeiro em 1983 numa equipe formada com Mazinho, Cacildo, Vaval, Railson e Eliomar; Vagner Beleza, Gilson Ferreira e Galeguinho; Zé Orlando, Zé Lioba e Carlos Humberto. Naquela equipe dirigida por Baé ainda jogavam João Miranda, Gilson e Tota. Nessa mesma época, Mazinho e seu Barro Vermelho também conquistaram a Taça Vale do São Francisco.

Carlos Humberto que foi fundador da equipe do Barro e que atuou como jogador ao lado de Mazinho foi enfático ao dizer que: “Apesar de sua baixa estatura, Mazinho foi o maior goleiro da história do Barro Vermelho, vivendo seus melhores momentos e tendo suas maiores conquistas”, sintetizou.