MORREU LÉCIO
Texto Tony Martins
Faleceu nesta terça feira (03/06/2024) o ex zagueiro Lécio Leite de Oliveira Farias, que atuou no futebol de Juazeiro nas décadas de 1970 e 80. Dono de um estilo próprio, ele esbanjava categoria, atuando de quarto zagueiro, fazendo da bola um instrumento de prazer e alegria, jamais, praticou jogo violento e, por isso, era elogiado pelos atacantes a quem marcava.
Nascido em 29 de agosto de 1953, estava prestes a completar 72 anos. Ele deixa três filhas, Leciane, Márcia e Ana Paula, e a esposa Telma.
Família de zagueiros
Lécio integra uma família de zagueiros que atuaram no futebol amador de Juazeiro: os irmãos Miguel e Lulu Barrão, como também o primo Jaime Pirrucha, todos bons zagueiros, mas, nenhum conseguiu se assemelhar ao futebol vistoso de Lécio.
Lécio foi um grande destaque do Veneza
Lécio teve uma ligeira passagem no XV de Novembro no início da carreira, mas, logo se transferiu para o Veneza. Quando chegou nessa equipe, nas primeiras partidas, chegou a atuar improvisado na lateral esquerda, contudo, não demorou tanto, pois, reivindicou sua titularidade na quarta zaga da equipe e conseguiu seu intento, fazendo parte do time azulino tetracampeão municipal: 1972, 73/74/75. Todavia, a equipe mais temida foi a de 1973 com Farinha, Bebeto, Avelar, Lécio e Valdecir; Benitez, Zé Odorico e Celso Maravilha; Feijão, Totonho e Chico.
Os que se foram
Do time imbatível do Veneza de 1973, infelizmente, muitos já se foram: Bebeto, Jaime Pirrucha, Zé Odorico, Celso Maravilha, Feijão e Totonho, entre outros, aos quais Lécio se junta agora. Mas, graças a Deus, estão entre nós Farinha, Avelar, Valdecir, Benitez, que o senhor pai os guarde.
Ainda não temos informações sobre velório e sepultamento.