Home COLUNISTASCarlos Humberto ‘Otimização da Produção e Gestão Sustentável no Agronegócio’ foi tema do Meet Up Summit em Juazeiro

‘Otimização da Produção e Gestão Sustentável no Agronegócio’ foi tema do Meet Up Summit em Juazeiro

by Redação

‘Otimização da Produção e Gestão Sustentável no Agronegócio’ foi tema do Meet Up Summit em Juazeiro

Encontro realizado na UNEB reuniu alunos, professores, startups, autoridades e especialistas do setor de tecnologia e inovação

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

O auditório Tadeu Pires, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco nesta quarta-feira (04) da palestra ‘Otimização da Produção e Gestão Sustentável no Agronegócio’, que marcou a realização do Meet Up Summit 2025 no Vale do São Francisco.

Realizado pelo Sebrae e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro foi pensado para quem deseja compreender melhor como funcionam os ecossistemas de inovação, explorar oportunidades de atuação no setor e conhecer práticas para otimizar a produção, garantindo uma gestão mais sustentável no agronegócio.

O Meet Up Summit 2025 teve apoio do Espaço Colaborar da UNEB Juazeiro, representado por sua coordenadora, a professora-doutora Dinani Amorim; do AgroLABS, representado pelo coordenador professor-doutor Ricardo Amorim; da Fruit Tech, representada pelo coordenador professor-doutor Valdner Ramos; e pelo mestre Cecílio Bastos, vice coordenador do Espaço Colaborar UNEB Juazeiro.

Para o analista técnico do Sebrae e coordenador do evento, Edlan Amaral, o evento teve excelente resultado. “Sabemos a importância que a Academia tem como um eixo fundamental para se pensar inovação, então termos a oportunidade de despertar o olhar desses estudantes para este tema, só demonstra a assertividade do trabalho, focando cada vez mais no protagonismo deste público como agentes transformadores das suas respectivas realidades”, pontua Amaral.

Cerca de 50 estudantes universitários de diversos cursos e professores-doutores de universidades do Vale do São Francisco, profissionais da área de fruticultura e donos de startups lotaram o espaço atraídos pelo tema da palestra, ministrada pelo professor-doutor engenheiro Victor Itálico, pós-graduado em administração pela Universidade de Viçosa (MG), e consultor credenciado pelo Sebrae com especialização na área de inovação, gestão, empreendedorismo e ecossistemas.

Segundo Itálico, “o encontro prestigiado por representantes da Univasf, UNEB e Facape e alunos de cursos de Agronomia, Engenharia de Bio Processos e Bio Tecnologia, entre outros, superou a expectativa e facilitou a interatividade, o que me deixou muito satisfeito e gratificado com o resultado”, disse.

Estudante do primeiro período do curso de Engenharia Agronômica, Eliclecia de Jesus dos Santos classificou a experiência como um estímulo a pensar sobre o empreendedorismo no começo da graduação. “Considero muito importante que, já no primeiro semestre, o estudante desenvolva essa visão de futuro. A palestra ampliou a visão que eu já tinha, tornando o meu pensamento mais dinâmico sobre as possibilidades profissionais. Também funcionou como um verdadeiro guia ao ajudar os estudantes a se situarem, refletir e planejar sua trajetória acadêmica e profissional”.

O evento também trouxe novas ideias e pespectivas profissionais para a estudante de Engenharia de Bio Processos e Bio Tecnologia, Camila Alves. “Faço parte da empresa Júnior do meu curso e participar desse tipo de iniciativa é fundamental para ampliar meus conhecimentos e a visão sobre o mercado. O evento me motivou a buscar soluções mais criativas e reforçou também a importância do networking e da colaboração. Também me trouxe novas referências e, com toda certeza, saio daqui mais preparada e ainda mais motivada investir no meu conhecimento pessoal e também profissional”, afirmou.

Já a aluna do mesmo curso, Ellen Emanuela aprovou a proposta da palestra e falou das ideais, assim como dos novos caminhos a seguir na profissão. “Foi possível identificar diversas formas de atuação para o engenheiro de processos e de bio tecnologia, favorecendo a criação de soluções transformadoras, reforçando o protagonismo da nossa profissão em processos de pesquisa e desenvolvimento. Eventos desse porte nos mostram que temos espaço crescente no ecossistema de inovação, especialmente quando se trata de conectar ciências aplicadas em demandas reais da sociedade”.

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE