Palestra abre as ações do Startup Day 2025 em Juazeiro, Norte da Bahia

0
81

Palestra abre as ações do Startup Day 2025 em Juazeiro, Norte da Bahia

Encontro realizado na UNEB reuniu alunos, professores, autoridades e especialistas do setor de tecnologia e inovação

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

O auditório do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS). da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco no último dia 22 de março da palestra “Startups e o ecossistema de inovação: conectando agronomia, biotecnologia e comunicação no agro”, que marcou a apresentação da 11ª edição do Startup Day, no Vale do São Francisco.

O Startup Day é um evento nacional idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, reunindo grandes nomes do empreendedorismo para compartilhar conhecimento e experiências.

O evento é fruto de parceria do Sebrae com o Espaço Colaborar/UNEB/Juazeiro, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), AgroLabs, FruitTech, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Faculdade de Petrolina (FACAPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), IF Sertão e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Juazeiro, e reuniu estudantes, professores, especialistas e representantes de entidades e órgãos. O titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, André Pinho Joazeiro, participou de forma virtual e falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento da economia do Estado.

O consultor Guilherme Oliveira, cofundador do Juntos Coworking e especialista em inovação e tecnologia aplicada aos negócios, apresentou o tema da palestra. Oliveira elogiou a participação do público que estava ávido por novos conhecimentos. “O resultado do encontro satisfez positivamente a minha expectativa. Fico feliz em poder compartilhar um pouquinho da minha experiência para explicar como estão funcionando os ecossistemas de inovação da região Sul do país, especialmente em Passo Fundo, e contribuir para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Sei do potencial da região e até pretendo ficar mais uns dias para conhecer o mercado de exportação de frutas”, revelou.

No final da palestra, o consultor deixou uma dica para aqueles que desejam atuar neste setor que foca na resolução de desafios. “Para empreender nessa área, é preciso pensar muito mais no problema e não na solução. É ter a cabeça sempre aberta e voltada para os problemas e não imaginar que tem as soluções prontas”, alertou.

A professora-doutora Dinani Gama Amorim, da UNEB, destacou que a iniciativa foi incrível ao tratar de assuntos relacionados ao ecossistema com o qual trabalha. “O evento foi fantástico, o palestrante foi feliz ao abordar um tema que é o coração do nosso trabalho aqui no Espaço Colaborar da UNEB, que é unir o ecossistema para ter essa interação com todas as hélices. Então, ele atingiu exatamente o que a gente estava querendo e as nossas expectativas foram maravilhosamente atendidas”, comemorou.

O estudante de Ciências da Computação, da FACAPE, Pedro Lucas Barros, considerou a importância do encontro, porque pôde abranger várias áreas do conhecimento. “Essa palestra foi muito importante porque não se prendeu apenas ao tema da agronomia e ampliou o foco para a inovação e as tecnologias que podem ajudar em qualquer área do conhecimento. E isso me atingiu de forma positiva, pois trouxe novas perspectivas ao saber como a inovação tecnológica pode ajudar na minha área, que é a ciência da computação. Tenho certeza que a discussão do tema vai atender a minha expectativa acadêmica”, ressaltou.

O gerente-geral do Sebrae, em Juazeiro, Carlos Cointeiro, explica a importância da iniciativa para reunir pessoas a fim de pensar a inovação e idealizar formas práticas de transformar a realidade. “O encontro Startup Day é o momento que simboliza todos os movimentos de inovação no Brasil. Acontece em vários municípios do território nacional, e deve sempre sensibilizar e estimular as pessoas a pensarem na inovação como vetor de transformação do mundo. Então, cada dia mais a inovação e a tecnologia fazem parte dos processos de transformações do mundo. Com isso, existe a necessário de termos pessoas para pensar e materializar essas transformações, deixando à disposição para os pequenos negócios ofertarem a esses consumidores, altamente demandantes, as soluções que promovem as mudanças na sociedade”, finalizou o gestor.

Estiveram presente a 11ª edição do Startup Day, no Vale do São Francisco, a professora-doutora, Dinani Amorim, coordenadora do Espaço Colaborar, UNEB/Juazeiro, anfitriã do encontro ao lado do gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, a professora-doutora, Herbênia Cruz, coordenadora do Caerdes, representando a diretoria do DTCS do Campus III da UNEB; o vice coordenador do Espaço Colaborar UNEB/Juazeiro, Cecílio Bastos, representando a diretoria do DCH; o professor-doutor Ricardo Amorim, coordenador do AgroLabs; o professor-doutor Valdner Ramos, coordenador do FruitTech; Bruno Almeida, representante do Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR; o professor Nicolas Trigo representou o IF Sertão-PE; e o professor Ubirajara Lima Junior, representando o IF Sertão-BA.