Paratletas da APA encerram participação histórica no Parapan com cinco medalhas

0
112

Ascom APA/Petrolina

Os paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Samira Brito, Sivaldo Santos e Sandro Varelo, encerraram suas participações nos Jogos Parapan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile. No total, o trio conquistou cinco medalhas, sendo um ouro, uma prata e três bronzes.

Sivaldo Santos ganhou dois bronzes – Foto -Alessandra Cabral- CPB (002)

Sivaldo foi o último atleta da APA a competir nos jogos. Na sexta-feira (24), ele ganhou a medalha de bronze na prova dos 1.500m da classe T12 (pessoas com baixa visão), repetindo a mesma conquista que havia alcançado na quarta-feira (22), na prova dos 5.000m.

Samira Brito – Foto – Miriam Jeske-CPB (002)

Samira também fez sua última prova na sexta-feira, disputando os 100m da classe T36 (pessoas com paralisia cerebral) e acabou na 4ª colocação. Na quarta-feira (22), ela conquistou a medalha de prata na prova dos 200m.

O grande destaque ficou por conta de Sandro Varelo. Ele entrou para a história como o primeiro atleta da APA a ganhar uma medalha de ouro no Parapan. A conquista aconteceu na quinta-feira (23), na prova do lançamento de dardo da classe F55 (pessoas com deficiência nos membros inferiores), com direito a quebra do recorde parapan-americano com a marca de 32,19m. No dia anterior, ele já havia conquistado o bronze na disputa de arremesso de peso.

O diretor executivo da APA, Natanael Barros, fez uma avaliação do desempenho dos atletas convocados para representar o Brasil nos jogos, destacando a grandiosidade das conquistas alcançadas.

“Uma participação para ficar na história. Conquistas dignas de toda a grandeza da APA. Nossos três atletas convocados representaram muito bem a APA e o nosso país na maior competição do continente. Em nome de todo o clube, parabenizamos Samira, Sivaldo e Sandro. Estamos muito orgulhosos!”, declarou Natanael.