Prática de esportes garante socialização e é aliada na formação da juventude de Juazeiro

0
176

Texto: Maiara Santos/ Ascom Seculte-PMJ / Foto; Edinazio Dias  

O Programa de Atividades Esportivas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), tem contribuído para redução das situações de vulnerabilidade social da juventude. Uma das ações deste programa é realizada toda semana na Praça CEU Alan Cleber de Souza Dantas, no bairro Tabuleiro, com atividades esportivas como futsal, handebol, voleibol e baleô com crianças e adolescentes.  

As atividades esportivas têm feito o dia a dia das crianças da comunidade mais feliz e produtiva. “Um dos maiores benefícios do esporte para juventude é que, através dele, a criança aprende a cooperar, respeitar e interagir com as diferenças”, destacou o professor Marcone Barros.  O esporte contribui para a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades. 

 Estratégia para a educação  

Além de inclusão social, o esporte também é uma estratégia da Prefeitura de Juazeiro para atrair esses jovens para a educação. “A gente recebe crianças a partir de 6 anos e a exigência que fazemos é que todos estejam em dias com suas obrigações escolares. É um projeto rico em que a prefeitura, na pessoa da prefeita Suzana Ramos, tem apoiado. A ideia é ampliar o projeto para outros bairros da cidade”, afirmou o superintendente de Esportes, Joacir Oliveira.  

Investimento no esporte  

A Prefeitura de Juazeiro tem investido para o avanço do esporte no município, a exemplo do Campeonato Interdistrital, que faz a alegria e o entretenimento dos distritos, e o Programa Bolsa Atleta, que garante aos atletas condições para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, panamericano, mundiais, olímpicas e paralímpicas.    

Novas modalidades esportivas  

Para 2024 estão previstas novas modalidades como a natação, atletismo, futebol society, artes marciais, danças, entre outros. O Programa de Atividades Esportiva oferta ainda, serviços de funcional para terceira idade e aulas de zumba. Interessados em participar, podem procurar o Grupo Gestor da Praça CEU, para realizar sua inscrição. Vale destacar que todos os serviços são gratuitos.