Prefeita Suzana Ramos abre oficialmente a 44ª edição dos Jogos Escolares municipais 2024 de Juazeiro

0
151

Texto: Camila Santana – Fotos: Ayrton Latapiat / Ascom-Seduc/PMJ

Considerado o maior evento de Desporto Escolar da Bahia, a 44ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Juazeiro foi aberta, oficialmente, pela prefeita Suzana Ramos, nesta sexta-feira (10), no Estádio Adauto Moraes. Com 76 escolas participantes e cerca de 5 mil estudantes inscritos, das redes municipal, estadual e privada, as competições de 2024 reafirmam a valorização da gestão municipal com a tradição da prática esportiva educacional na cidade.

“Eu sou uma grande entusiasta do esporte e da educação como grandes aliados de futuros promissores. Por isso, a manutenção da tradição dos Jogos Escolares tem sido um compromisso prioritário da minha gestão, que valoriza a história desportiva de Juazeiro por meio do incentivo e investimento no talento dos nossos jovens estudantes atletas”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

A solenidade contou com hasteamento das bandeiras, apresentação de dança dos coreógrafos de fanfarras do município, desfile das escolas participantes e realização do juramento da equipe de árbitros e dos atletas, que fizeram o revezamento no estádio com a tocha olímpica, selando a abertura dos jogos com o acendimento da pira.

Participam desta edição dos Jogos Escolares, estudantes com idade entre 9 e 17 anos. O estudante do Colégio Estadual Hildete Lomanto, David Manuel Jesus Silva, de 16 anos, compartilhou sua expectativa e conquistas já alcançadas durante os Jogos Escolares. “Eu fui campeão por dois anos consecutivos na modalidade de atletismo. Vencer na etapa regional me fez chegar por duas vezes na etapa estadual e uma vez na etapa nacional. Poder competir novamente este ano me deixa muito animado e confiante, pois eu venho me preparando bastante e minha expectativa é ser campeão pela terceira vez”, contou David. 

A diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz, agradeceu o empenho da gestão municipal para a realização do evento. “Estamos dando início à 44ª edição dos Jogos Escolares e não podemos deixar de enaltecer o compromisso da prefeita Suzana Ramos em realizar o maior evento de jogos escolares da Bahia. Nem a capital consegue efetivar uma competição com uma qualidade e quantidade de atletas inscritos como Juazeiro. São 76 escolas e 4.600 estudantes participando nas competições das modalidades coletivas e individuais, com extrema competência e qualidade técnica, temos elevado cada vez o nome de Juazeiro no cenário estadual e nacional do esporte escolar”, concluiu Carla.

Prestigiaram a cerimônia de abertura, a comunidade escolar, o vereador Lourival Quirino e o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Rogério Rêgo.

As competições

No total, 12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2024 que acontece de 13 de maio a 14 de junho. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias mirim, pré-mirim e infantil.

Sonora: Carla Luz, diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc.