Prefeitura de Juazeiro e SENAI garantem curso profissionalizante gratuito para estudantes EJA da rede municipal

0
101

Texto: Camila Santana – Fotos: Edinazio Dias – Ascom Seduc/ PMJ

Com intuito de oferecer desenvolvimento social e qualificação profissional para estudantes da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizaram nesta quinta-feira (21), o lançamento do projeto EJAforma+. 

A ocasião contou com a participação do secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, de servidores da Seduc, e representantes do Senai, que participaram da cerimônia de aula inaugural do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. O curso tem carga horária de 160h e será ofertado, gratuitamente, para estudantes EJA das Escolas Municipais Professora Terezinha Ferreira Oliveira e Ludgero de Sousa Costa.

“A Educação e geração de emprego são dois dos grandes compromissos da prefeita Suzana Ramos, que imediatamente abraçou essa iniciativa, que cumpre a proposta de integrar o ensino profissional à matriz curricular do Ensino Fundamental, de forma totalmente acessível e gratuita. Se trata de uma parceria entre gestão municipal e Senai, que vai garantir grande potencial para motivar e qualificar os nossos alunos da Educação para Jovens e Adultos, que terão uma excelente oportunidade de adquirir e também, expandir uma carreira profissional”, destacou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

As estudantes da Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, Amelita de Souza Silva, de 62 anos, e Vanessa de Vasconcelos Carvalho, de 25 anos, participaram da programação e compartilharam a razão que as motivaram a retornar para a sala de aula e buscarem novos meios de se profissionalizar.

“Eu perdi meu esposo no período da pandemia e isso me levou a um processo depressivo, que me impediu de dar continuidade ao trabalho que eu realizava junto com meu companheiro. Foi aí que eu resolvi voltar a estudar e me capacitar em novas possibilidades de trabalho”, contou Amelita.

De acordo com Vanessa, a maternidade a fez voltar à sala aula e a busca por qualificação profissional é uma prioridade. “Eu sou mãe de duas meninas e preciso pensar em um futuro que eu fosse capaz de oferecer dignidade às minhas filhas e também ser motivo de orgulho para elas, me fez voltar a estudar e buscar me profissionalizar”, disse a estudante.

A oferta do EJAforma+ inclui, além do curso profissionalizante gratuito, a disponibilização de transporte para o deslocamento até o Senai, todo o suporte de material didático pedagógico, e fardamento.