Prefeitura de Juazeiro solicita ao Ministério da Saúde a federalização da Rede PEBA e recursos para a rede municipal de saúde

0
157

Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau

Com o objetivo de buscar apoio e recursos para otimizar os serviços públicos e melhorar a vida do juazeirense, o secretário de Saúde do município, Allan Jones, se reuniu em Brasília com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Durante o encontro, que também contou com a presença do deputado federal Léo Prates,  Allan Jones apresentou os problemas enfrentados por Juazeiro em decorrência das deficiências da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), formada por 54 municípios dos estados da Bahia e Pernambuco.  O secretário apontou a federalização da rede ou a repactuação do seu financiamento, com o aporte de mais recursos federais, como possíveis soluções.

Requalificação da Maternidade Municipal

A superlotação da Maternidade Municipal, causada pela ineficiência de absorção da demanda de atendimentos da Rede PEBA, também foi pauta da reunião com a ministra. A unidade é custeada, basicamente como recursos de Juazeiro, mas precisa atender a municípios dos dois estados, o que acaba impactando e dificultando a assistência integral e humanizada aos pacientes de Juazeiro e sobrecarregando a equipe local. A Secretaria de Saúde protocolizou ofícios solicitando apoio e recursos federais para requalificar a Maternidade, além de outras unidades como, UPA e o Caps Infantil.

“Foi um encontro muito produtivo, em companhia do deputado federal Leo Prates, conversei com a ministra que se mostrou muito solícita e se comprometeu em ajudar em relação a todas as demandas que apresentamos. Quero agradecer a prefeita Suzana Ramos que acreditou que poderíamos estar discutindo esses pontos importantes, para que possamos replanejar a rede de saúde municipal. É com respeito, empatia e humildade que vamos continuar a gerir Juazeiro e conseguir avançar”, disse o secretário Allan Jones.