Programa Mensageiro Rural recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Juazeiro

0
184
Por Rubens Carvalho

O programa radiofônico Mensageiro Rural, completou nesse ano de 2023, 37 anos no ar aos domingos na Rádio Juazeiro AM-1190, recebeu nesta terça-feira (07/11), uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Juazeiro. A iniciativa e indicação foi realizada pela Vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa).

O Mensageiro Rural foi criado em 1986 através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) da Bahia, transformada depois em Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Os primeiros apresentadores foram os agrônomos e extensionistas rurais da EMATER, José Humberto Felix de Souza e Erinaldo Bezerra da Silva. A iniciativa foi vinculada à Ematerba por 11 anos, até 1997. O programa não parou, o Mensageiro Rural tornou-se uma produção independente, com horário pago e a presença de anúncios comerciais. Já em 2007, o Mensageiro Rural se tornou também um projeto de extensão universitária do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

José Humberto e vereadora Valdecir 07-11-2023

Atualmente, o Mensageiro Rural é apresentado pelo professor do curso de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, Engenheiro Agrônomo, Extensionista Rural e Radialista, José Humberto Felix de Souza., e pelo professor de Agronomia da mesma universidade, Rubens Silva Carvalho, além do jornalista Carlos Humberto Felix de Souza. O programa tem duas horas de duração e vai ao ar todos os domingos, a partir das 6h na Rádio Juazeiro AM. Ao todo, são sete quadros fixos e muitas participações de ouvintes por telefone, cartas e, nos últimos anos, e-mail e WhatsApp.

Um dos fundadores do programa, o qualificado professor José Humberto agradeceu a moção: “Hoje é um dia especial. A deferência desta casa em reconhecer o trabalho desenvolvido pelo programa Mensageiro Rural ao longo de 37 anos de serviços prestados ininterruptamente, comprova que estamos no caminho certo. Isso só é possível graças à fidelidade dos nossos ouvintes, homens e mulheres do campo, a verdadeira razão do nosso trabalho, e a nossos patrocinadores. Agradeço em nome da nossa equipe à iniciativa da vereadora Valdeci Alves e todos os pares que compõem a Câmara Municipal de Juazeiro”, concluiu José Humberto.