Projeto de capoeira da Sudesb oferece 1.500 vagas para aulas gratuitas na capital e interior do estado
Ascom Sudesb / Jéssica Tavares – DRT 6108
O projeto Núcleo de Esporte de Capoeira na Bahia (NUC) está oferecendo 1.500 vagas para a prática gratuita da modalidade em Salvador, região metropolitana e interior do estado. Ao todo, são 30 núcleos, com 50 vagas cada, para crianças, jovens e adultos, homens e mulheres, sem limite de idade.
A iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esportes (Setre), está em funcionamento desde julho do ano passado. O projeto tem como objetivo difundir e preservar a prática de capoeira no estado, além de fortalecer entidades já reconhecidas da modalidade.
As aulas são oferecidas em Camaçari, Canavieiras, Feira de Santana, Guanambi, Irará, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ouriçangas, Salvador, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Na capital, os núcleos estão presentes nos bairros: Alto do Cabrito, Baixa do Sapateiro, Boa Vista de São Caetano, Boca do Rio, Cajazeiras, Castelo Branco, Corredor da Vitória, Engomadeira, Ilha dos Frades, Largo 2 de Julho, Liberdade, Nordeste de Amaralina, Pau da Lima, São Gonçalo do Retiro, Sussuarana e Uruguai.
Wilker Cruz, mais conhecido como Mascote, professor de capoeira no bairro Uruguai há 10 anos e representante do NUC na comunidade, falou sobre a importância de iniciativas do governo para a valorização da cultura, arte e esporte.
“Com essa iniciativa, todos ganham. A comunidade tem um trabalho de qualidade para ocupação dos moradores, os profissionais são valorizados e remunerados para fazer o que sabem e gostam, e o legado da nossa arte continuará se perpetuando através da formação de novos capoeiristas”, afirma o professor.
“A capoeira é uma manifestação cultural com uma forte identidade baiana e nós não poderíamos deixar de promover essa modalidade tão antiga e importante para nosso estado, por isso oferecemos aulas da capital ao interior para estimular ainda mais essa prática que mistura arte e esporte”, pontua Vicente Neto, diretor geral da Sudesb.
Documentação exigida: cópia e originais de RG, CPF e comprovante de residência. Para menores de idade, também é necessária cópia de RG e CPF dos responsáveis, além de atestado de matrícula escolar.
Clique e veja onde se matricular – https://www.ba.gov.br/esporte/sites/site-sudesb/files/2025-03/Grade%20de%20aulas%20e%20locais%20do%20projeto%20N%C3%BAcleo%20de%20Esporte%20de%20Capoeira%20na%20Bahia.pdf
Edital de capoeira 2025: com o objetivo de garantir a continuidade do projeto sem interrupções, a Sudesb lançou um novo edital de chamamento público com investimento de R$3,4 milhões, que encontra-se em fase de envio de propostas, com prazo de entrega até o dia 10 de abril, na sede da autarquia, situada no Estádio Governador Roberto Santos (Estádio de Pituaçu) – Rua dos Rádioamadores, 159-357 – Pituaçu, Salvador .