Quatro baianos integram delegação de canoagem de velocidade nas provas dos Jogos Olímpicos Paris 2024

0
128
Sudesb Canoagem Jack Godmann Divulgação CBCa (002)

Quatro baianos integram delegação de canoagem de velocidade nas provas dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Lista oficial foi divulgada nesta quinta-feira, 4, pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), totalizando seis atletas

Isaquías Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes e Valdenice Conceição são os quatro baianos que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Integram, ainda, a delegação brasileira de provas de velocidade, os canoístas Ana Paula Pergut (Paraná) e Vagner Souta (Mato Grosso).

A lista oficial foi divulgada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) nesta quinta-feira, 4 de julho. Os atletas disputarão as provas olímpicas de 06 a 10 de agosto,  em Vaires Sur Marne, França, comunidade distante cerca de 30 quilômetros de Paris, sede dos Jogos.

Dos baianos convocados, Mateus Nunes, 18 anos, e Valdenice Conceição, 34, farão suas estreias em Jogos Olímpicos. Já Isaquías Queiroz, único atleta convocado em mais de uma prova – ele disputará o C1 1000m e o C2 500m – vai para sua terceira Olimpíada, enquanto Jack Goldman está em sua segunda edição.

Primeira mulher brasileira a participar de uma prova de canoagem em uma Olimpíada, Valdenice Conceição comemora a representatividade feminina ganhando espaço nas Olimpíadas, especialmente com o número igual de atletas homens e mulheres.

“Como mulher no esporte, eu vi a luta para alcançar essa igualdade. Para mim, foi uma grande vitória ver a nossa entrada e agora poder representar ainda mais. É muito gratificante estar nas Olimpíadas e ver a igualdade no esporte acontecendo, especialmente para nós mulheres. O clima olímpico é único, tanto para os estreantes quanto para os medalhistas veteranos”, explica Valdenice, que disputa o C1 Feminino 200 metros.

Projeto social – Oriundo do projeto social então denominado Remando no Rio de Contas, hoje Remando em Águas Baianas, e financiado integralmente desde 2017 pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Mateus Nunes também comemora sua primeira Olimpíada “Com certeza, é um privilegio estar nas olimpíadas pela primeira vez, ainda mais com a idade que eu tenho hoje. Estar aqui com os melhores atletas do mundo é gratificante demais. Vai ser um orgulho poder representar o meu país”, conclui Matheus que competirá no C1 Masculino 1000 metros.

O treinador, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Matheus. “Temos grandes atletas que estão surgindo na canoagem brasileira, e o nosso objetivo é tornar o Brasil em uma potência olímpica. O Matheus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquías Queiroz e ficou com a vaga. Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”, explica Lauro.

Brasileiros convocados:

Isaquias Queiroz – C1M1000 e C2M500;

Jacky Godmann – C2M500;

Mateus Nunes Bastos – C1M1000;

Ana Paula Pergutz – K1W500;

Valdenice Conceição – C1W200;

Vagner Souta – K1M1000.

 

Ascom Sudesb, com informações da Ascom CBCA

Hilda Fausto – DRT 1748

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here