Rally da Chapada movimenta região da Chapada Diamantina neste sábado, 06, com apoio da Sudesb

0
117

Rally da Chapada movimenta região da Chapada Diamantina neste sábado, 06, com apoio da Sudesb

Evento traz o turismo esportivo como atrativo para a região

A região da Chapada Diamantina recebe a sexta edição do Rally da Chapada neste sábado, 06, na turística cidade de Lençóis, município que deu início à história do tradicional rally de aventura na Bahia. O evento é conhecido por levar admiradores do automobilismo às paisagens naturais da região e movimentar a economia local.

Válida como a segunda etapa do Campeonato Baiano de Rally de Aventura de 2024 da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), a prova terá por mais um ano o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da Sudesb pontua a importância de se fomentar o turismo esportivo em eventos tais como este.

“As competições esportivas nas belezas naturais da Bahia ajudam a fomentar tanto o esporte quanto o turismo nestas regiões, que já são marcadas pelo alto fluxo de turistas e, consequentemente, de receita para a economia local. A Sudesb se preocupa em atuar em todas as localidades da Bahia, interiorizando os apoios e incentivando as culturas e economias locais por meio deste turismo esportivo. Inclusive, a Chapada é um lugar belíssimo e bem conhecido que terá mais uma vez um excelente evento de rally”, cita.

Os carros poderão levantar a poeira e levar adrenalina às equipes nas categorias turismo 4×2 e adventure 4×4, sendo disponível para todos os tipos de automóveis de quatro rodas. Esta edição inicia com a entrega dos kits no Hotel Terra dos Diamantes e o briefing técnico no Hotel de Lençóis, ambos nesta sexta-feira, 05. Já a largada da prova é no sábado, 06, a partir das 9h, na Praça Horácio de Matos, no Centro, após a concentração e adesivagem dos carros às 7h30 no mesmo lugar e com a premiação e a festa dos campeões a partir das 19h no Hotel Terra dos Diamantes.

Seguindo o objetivo de fomentar o esporte a motor e o turismo de aventura, o rally foi pensando como uma prova de estratégia para duplas de pilotos e navegador que recebem uma planilha de rally de regularidade e devem cumprir uma série de tarefas ao longo do percurso de cerca de 100 km por estradas vicinais do município de Lençóis. Os competidores terão a oportunidade de cruzar lugares deslumbrantes.

Segundo Roberto Cunha, diretor técnico da prova, o Rally da Chapada é uma rally de aventura por percurso offroad leve e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. “Procuramos valorizar as experiências dos participantes. Ao longo do percurso, piloto e navegador devem estar em sintonia na prova e podem também contemplar a paisagem”, destaca Cunha.

Ascom Sudesb

Maurício Viana

05.07.2024

Fotos: Divulgação/Rally da Chapada

Ascom/Sudesb