Importância Nutricional da Palma

O uso da palma forrageira é muito conhecido nas regiões de escassez de água e pouca alternativa de alimento. Já na alimentação humana, o vegetal é usado na culinária, tradicionalmente, no México (terceira hortaliça mais consumida), nos Estados Unidos e Japão onde este vegetal é um alimento nobre, servido em restaurantes e hotéis de luxo, em preparos como sucos, saladas, pratos guisados, cozidos e doces. Esta planta é aliada nos tratamentos de saúde (é rica em vitaminas minerais, contendo 17 tipos de aminoácidos).
É mais nutritiva que a couve, a beterraba e a banana, com a vantagem de ter baixo custo. No Brasil, o preconceito impede o consumo humano da palma em maior escala, sobretudo pelo nordestino que vive no campo.

Receita de Pudim de Palma

Ingredientes:

200g de palma bem verdinha

200g de leite condensado

200g de leite integral

04 ovos

02 xícaras (chá) de açúcar para fazer um caramelo.

Modo de preparo:

Dissolva o açúcar em um pouquinho de água e deixe engrossar. Forre uma forma de canudo central. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite integral, os ovos e a palma. Coloque na forma já caramelada e leve ao forno em banho-maria por 40 minutos ou até dourar levemente por cima, até que enfiando a ponta de uma faca se perceba que o pudim está cozido.

Josivan Carvalho da Silva

Rua 34, 440, Loteamento Recife, Petrolina-PE

Fones: (87) 99938-4574 e (87) 98839-5535