SUGESTÃO DO PROGRAMA MENSAGEIRO RURAL
Receita de Vinho de Caju
Importância Nutricional do Caju
Colaborador: Josivan Carvalho, Técnico Agrícola, Petrolina-PE
O técnico agrícola e empresário, Josivan Carvalho, já criou muitos produtos para o mercado. Os mais conhecidos são à base de Palma Forrageira, a “menina dos olhos”, mas muito usada na alimentação animal em área de sequeiro. Muitas receitas, ele já fez à base de caju, tais como: a cajuína, licor de caju, doces de caju, rapadura e mel de caju. Mas agora inventou de fazer o vinho do caju e quis socializar com os ouvintes do Mensageiro Rural. “Para a fabricação, em média são percorridos 60 dias para ficar no ponto, onde o álcool é formado na fermentação da própria fruta. Hoje o vinho de caju pode ser comercializado em supermercados. “O vinho tem boa aceitação, principalmente entre os estrangeiros”, diz ele, que nos enviou detalhada a forma de produzir o Vinho de Caju.
O caju é um alimento rico em vitamina C; ele tem aproximadamente 5 vezes mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Por esse motivo, é um ótimo reforço para o nosso sistema imunológico. Quanto mais maduro, maior quantidade de vitamina C ele possui. Também é fonte de sais minerais, como o zinco e ferro.
Receita de Vinho de Caju
Ingredientes:
Caju – escolha a quantidade desejada e reserve 250gr de Açúcar por litro de calda.
Modo de fazer:
Você vai pegar o caju, vai espremer e colocar numa vasilha com tampa. Não aperte a tampa, deixe folgada para não explodir com a fermentação. Após 15 dias, deve coar e colocar 250g de açúcar para cada litro de calda e colocar novamente na vasilha. Após 30 a 45 dias, coe e vá retornando à vasilha, sempre deixando a tampa folgada para sair o ar. Por último, aos 60 dias, coe novamente e aí já vai estar pronto o vinho de caju para ser servido, devendo consumí-lo, gelado.
Atenção: Se beber, não dirija. E se for dirigir, não beba!