São João de Petrolina: Prefeitura orienta empresas que utilizam emissores de radiofrequência a regularizarem situação com Anatel

0
338

Texto: Luzete Nobre / Foto: Emerson Leite 

Com objetivo de melhorar a internet e a telefonia durante o maior festejo junino do Brasil, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), orienta as empresas que trabalham ou realizam transmissão durante o São João de Petrolina a atuar dentro dos limites da regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso deve ser feito para evitar interferências prejudiciais, e a regularização pode ser feita de forma rápida e fácil. 

Todos os equipamentos emissores de radiofrequência que serão utilizados na festa precisam estar de acordo com os requisitos técnicos, a exemplo de terminais de rádio para comunicação (HT), microfones sem fio, microlink de câmeras, link de transmissões de programas, retorno, entre outros. Para obter autorização do uso temporário do espectro de radiofrequências (UTE), que pode ser obtida tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, como empresa de segurança, bandas, veículos de comunicação, blogueiros, digitais influencers, é necessário preencher o formulário de Solicitação de Cadastro no Sistema de UTE no link:  https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/cadastrodeusuario/view/cadastroExterno/. Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato através do e-mail usotemporario@anatel.gov.br. 

A solicitação de autorização deve ser encaminhada à Anatel com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência da data prevista para início de operação das estações transmissoras de radiocomunicação.