Sebrae apoia cooperativa de catadores de materiais recicláveis em Juazeiro
Criada em 2011, atualmente entidade conta com 11 cooperados que lutam por melhorias
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
Com o objetivo de promover a capacitação dos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz), o Sebrae realizou a palestra “Empreendedorismo na Prática: a importância dos comportamentos empreendedores”, no dia 29 de agosto. Além dos dirigentes, todos os cooperados participaram da qualificação.
Criada em 2011, a cooperativa nasceu com o apoio do Padre Guilherme Fitz, pároco da Igreja Católica, cujo nome batizou a cooperativa, grande incentivador do empreendedorismo entre as classes menos favorecidas e que valorizava a importância da união entre as pessoas para gerar a renda necessária para uma vida digna.
O cooperado Luiz Costa Varjão agradeceu o apoio do Sebrae ao proporcionar um encontro de aprendizado importante para a categoria. “Da minha parte, o que aprendi hoje vou levar para o resto da vida. As dicas que recebemos explicam em detalhes como empreender e se colocarmos em prática a aula que recebemos aqui, vai sinalizar um bom caminho para nossa categoria”, acredita Varjão.
Segundo José Ivo dos Santos, atual presidente, “a cooperativa tem planos ambiciosos, a começar pela luta pelo reconhecimento do trabalho da categoria de catadores de materiais, ampliação da geração de renda e o fortalecimento da categoria”, esclarece.
Ministrada pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, o tema da palestra foi bem recebido pelos participantes. “A demanda de sustentabilidade é cada vez mais importante, daí a necessidade de alimentar a consciência empreendedora entre os cooperados, enfatizando a importância dos comportamentos empreendedores, além de ser um espaço para abrir portas, a fim de que eles consigam melhores resultados”, explica o analista.