Sebrae apoia cooperativa de catadores de materiais recicláveis em Juazeiro

0
145

Sebrae apoia cooperativa de catadores de materiais recicláveis em Juazeiro

Criada em 2011, atualmente entidade conta com 11 cooperados que lutam por melhorias

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

Com o objetivo de promover a capacitação dos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz), o Sebrae realizou a palestra “Empreendedorismo na Prática: a importância dos comportamentos empreendedores”, no dia 29 de agosto. Além dos dirigentes, todos os cooperados participaram da qualificação.

Criada em 2011, a cooperativa nasceu com o apoio do Padre Guilherme Fitz, pároco da Igreja Católica, cujo nome batizou a cooperativa, grande incentivador do empreendedorismo entre as classes menos favorecidas e que valorizava a importância da união entre as pessoas para gerar a renda necessária para uma vida digna.

O cooperado Luiz Costa Varjão agradeceu o apoio do Sebrae ao proporcionar um encontro de aprendizado importante para a categoria. “Da minha parte, o que aprendi hoje vou levar para o resto da vida. As dicas que recebemos explicam em detalhes como empreender e se colocarmos em prática a aula que recebemos aqui, vai sinalizar um bom caminho para nossa categoria”, acredita Varjão.

Segundo José Ivo dos Santos, atual presidente, “a cooperativa tem planos ambiciosos, a começar pela luta pelo reconhecimento do trabalho da categoria de catadores de materiais, ampliação da geração de renda e o fortalecimento da categoria”, esclarece.

Ministrada pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, o tema da palestra foi bem recebido pelos participantes. “A demanda de sustentabilidade é cada vez mais importante, daí a necessidade de alimentar a consciência empreendedora entre os cooperados, enfatizando a importância dos comportamentos empreendedores, além de ser um espaço para abrir portas, a fim de que eles consigam melhores resultados”, explica o analista.