Sebrae em Juazeiro finaliza Festival Gastronômico com anúncio dos pratos vencedores

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Sebrae em Juazeiro finaliza Festival Gastronômico com anúncio dos pratos vencedores

Números da 3ª edição superam expectativas e fortalecem ainda mais a gastronomia do Vale do São Francisco

Por Carlos Humberto

Com o tema “De Juazeiro para o Mundo”, o Sebrae encerrou, nesta segunda-feira (11), a 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, apresentando ao público os pratos vencedores das cinco categorias em disputa. A solenidade de encerramento reuniu empresários do setor de alimentos e bebidas, participantes do programa Alimentação Fora do Lar (AFL), parceiros, patrocinadores, apoiadores e meios de comunicação da região. A Prefeitura Municipal, correalizadora do festival, foi representada pelo Gestor de Projetos de Cultura e Turismo, Edvaldo Francioli.

Responsável pela coordenação do Festival ao lado de Sara Brandão, o gestor de projetos do Sebrae, César Gazzinelli, enfatizou: “É gratificante ver o brilho nos olhos de cada participante, de cada ganhador, de cada empresa que acreditou na realização do festival. O ano de 2023 foi de muitos desafios, mas foi perceptível a evolução e envolvimento dos participantes. Além disso, apoiadores e patrocinadores saem muito satisfeitos com os resultados. Enfim, o Sebrae, mais uma vez, cumpre sua missão de desenvolver as micro e pequenas empresas da região e criar vínculos entre empresas para que a economia melhore cada vez mais”.

Anfitrião do encontro, o gerente da unidade Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, comemorou com sua equipe e parceiros a realização do “Festival gastronômico mais inclusivo dos pequenos negócios na Bahia, que gera emprego e renda, promove retorno para os patrocinadores e mais uma vez supera todas as expectativas trazendo novas opções de cardápio, valorizando a criatividade e a inovação e alcançando as mídias especializadas em todo o Brasil”.

Formado pela sommelière Paula Teotônio, o chef Leandro Nascimento, o mixologista Júnior Rocha e a chef Nizinha Siqueira, o júri especial formalizou suas escolhas levando em consideração a valorização da cultura local, representada pela fruticultura, caprinovinocultura e piscicultura, riquezas que prosperam às margens do Rio São Francisco.

Segundo Paula Teotônio, “é visível a cada ano o ganho de qualidade na criação dos pratos. A técnica dos concorrentes, alimentada pelas oficinas ministradas pelo Sebrae, ajuda na criação de pratos novos, ousados e saborosos que encantam a todos que apreciam uma excelente comida produzida com produtos da região”.

O empresário Marcos Vinícius, dono do Glenn Pier, encaixa-se no perfil detalhado pela especialista, e estreou no festival ganhando dois troféus, vencendo na categoria Prato Principal e tirando o 3º lugar na categoria Drinks. Para ele “é um momento de felicidade e realização. A conquista de hoje é fruto de muito trabalho com toda a equipe. O resultado alcançado nos dá força e incentiva a criar mais produtos que atendam ao gosto da nossa clientela”.

Parceiro e patrocinador do festival desde o primeiro ano, o Banco do Nordeste S/A esteve mais uma vez presente, representado pelo agente de Desenvolvimento Jorge Murilo de Carvalho. Segundo Carvalho, “o Banco do Nordeste é o banco da microempresa, fomentador do desenvolvimento. E para nós é importante participar deste tipo de evento, contribuindo e acreditando no empreendedor e nas parcerias. Nós estamos aqui para somar, porque não trabalhamos sozinhos e juntos podemos reforçar o trabalho para promover o crescimento da economia local”.

Números do Festival

Considerado um marco na história da gastronomia do Vale do São Francisco desde 2021, a cada ano os números do festival crescem e esse ano não foi diferente. Vale destacar o incremento de 15% no faturamento em relação à 2ª edição. Confira outros números:

Ao todo, inscreveram-se 43 estabelecimentos comerciais, que concorreram com 67 pratos nas cinco categorias. Na fase de preparação, todos os envolvidos participaram de cinco oficinas de capacitação promovidas pelo Sebrae.

Segundo números levantados pela coordenação do festival, a divulgação produziu R$ 472.358,16 de mídia espontânea, tendo como parâmetros as métricas das redes sociais Instagram e Facebook, que geraram 937.445 de alcance e 1.140.895 de impressões.

Este ano foram vendidos 4.171 pratos concorrentes, fato que gerou o faturamento de R$ 140.229,02 contabilizados apenas os pratos do festival. Levando em consideração o movimento nos estabelecimentos participantes do evento, foram vendidos 14.112 pratos diversos, que geraram R$ 909.110,07 de faturamento.

Mais alentador é que, segundo enquete realizada entre os empresários, 99% consideram o festival como positivo e já sinalizaram que desejam participar em 2024.

Vencedores

Categoria Prato Principal

1º lugar – prato Baião Mar e Terra, criação do Restaurante Glenn Pier;

2º lugar – Restaurante Nossa Casa, com o prato Baião de 3 Parmegiana de Surubim;

3º lugar – Restaurante Cantinho da Ilha, com o prato Galinha de Capoeira.

Categoria Sobremesa

1º lugar – Confeitaria Le Brasis, prato Umbu Caju;

2º lugar – Panini Delicatessen, prato Torta Doce do Sertão;

3º lugar – Geladinho da Suzy, prato Geladinho Gourmet Delícia do Sertão.

Categoria Petiscos

1º lugar – Restaurante Caminho de Casa, prato Suchi Nordestino;

2º lugar – Café & Tal, prato Rio Sertão;

3º lugar – Charcutaria Santo Antonio, prato Surubim Empanado.

Categoria Sanduíche

1º lugar – Lanchonete Saint Burguer, sanduíche Isaac;

2º lugar – Charcutaria Santo Antonio, sanduíche Choribode;

3º lugar – Lanchonete Dog Gourmet do Vale, prato Shi Tzu na Baguete.

Categoria Drinks

1º lugar – Café & Tal, com o drink Sertão no Copo;

2º lugar – Bar do Encruza, com o drink Quebra Pedra;

3º lugar – Glenn Pier, com o drink Menina Baiana.