Sebrae em Juazeiro realiza encontro coletivo de Agentes Locais de Inovação

0
157
Foto: Sebrae/Divulgação

Sebrae em Juazeiro realiza encontro coletivo de Agentes Locais de Inovação

Inteligência Emocional – Como Influenciar sua Equipe e Resolver Conflitos foi o tema abordado para empresários inscritos no programa

Por Carlos Humberto

O Sebrae realizou nesta terça-feira (19), na sede da unidade em Juazeiro, o 1º encontro coletivo de Agentes Locais de Inovação (ALI), referente ao 2º ciclo, para donos e representantes de empresas de pequeno porte e microempresas inscritas no programa.

O encontro debateu a importância da inovação para melhorar os principais indicadores de desempenho nas empresas, tais como faturamento, custos e produtividade, e abordou o tema Inteligência Emocional, ferramenta importante para incentivar a equipe e resolver conflitos, com participação especial da convidada Shamira Reis Sá, gestora de recursos humanos.

A empresária do segmento gastronômico, Mária Júlia Pereira Cardoso, considera os temas apresentados de grande valia para a sua capacitação profissional. Para ela, “as dicas e soluções apresentadas no desenvolvimento do tema são um presente do Sebrae para aqueles que, como eu, não têm acesso a novos conhecimentos que facilitam o caminho para o sucesso do nosso empreendimento”.

Analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral coordena o programa na região, formado pelos bolsistas Sara Manera, Rosa Caline e Bruno Dias da Silva. No seu entendimento, ele qualifica o ALI como “um instrumento essencial para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, porque desmistifica a premissa de que a inovação está atrelada a altos custos financeiros, quando, na verdade, a prática mostra que coisas simples, que facilitam o acesso do cliente e a melhoria do clima organizacional, já são grandes conquistas”.

O Programa ALI, de iniciativa do Sebrae e outros parceiros, atua na promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, com o objetivo de elevar a produtividade das micro e pequenas empresas brasileiras. Durante quatro meses, o participante recebe a visita de um Agente Local de Inovação (ALI) que fará um diagnóstico do negócio e, conforme o que for identificado, apresentará soluções específicas.

O próximo passo do programa ALI é acompanhar a aplicabilidade dessas soluções com o empresário. Os resultados são mensurados com base no aumento do faturamento e/ou redução dos custos, tornando, assim, o negócio mais produtivo.