Sebrae em Juazeiro realiza primeiro curso Líder Digital para gestores e empreendedores do Norte baiano

0
130
Foto: Divulgação

Sebrae em Juazeiro realiza primeiro curso Líder Digital para gestores e empreendedores do Norte baiano

Encontro inédito aconteceu no auditório do Rapport Hotel durante dois dias

Por Carlos Humberto

Movimento gera movimento. Com essa afirmação provocativa, o consultor Fred Alecrim, especialista em liderança, inovação e transformação digital encerrou o primeiro curso sobre o tema liderança digital realizado em Juazeiro, no Norte da Bahia, pela unidade regional do Sebrae local.

O curso aconteceu nos dias 8 e 9 deste mês, e apresentou, de forma didática, um vasto conteúdo programático, enriquecido por experiências vividas pelo próprio consultor e ilustradas com exemplos reais que repercutiram positivamente entre os participantes, cujos negócios apresentam grau satisfatório de maturidade para explorar a realidade digital.

Um líder digital, explicou o consultor, “é aquele que entende que o negócio precisa passar por uma transformação onde ele, como líder, patrocina esse movimento, substituindo as formas tradicionais e manuais de fazer as coisas por maneiras digitais sempre que possível”.

Para alcançar o nível de liderança, não existe receita pronta, assegura Alecrim, que deixou uma dica importante. “Para seguir esse caminho, a primeira exigência é a necessidade de o empreendedor buscar o conhecimento e o Sebrae é um grande parceiro para isso”, destacou o especialista.

Adepta da inovação trazida pela era digital, a empresária Edna Rita Rodrigues Neta, sócia da loja de confecções Mundo da Moda, aprovou o curso e pretende colocar em prática “toda a bagagem adquirida nesses dois dias de aprendizado para atrair o cliente e crescer mais”, afirmou.

Dono da City Pizza, o empresário Evandro Souza Passos, considerou o curso um verdadeiro divisor de águas. “Os conceitos, as dicas e as soluções apresentadas trazem uma aprendizagem muito enriquecedora para todos nós que precisamos conhecer, com profundidade, essa nova maneira de negociar com a chegada do digital”, avaliou Passos.

Diferente dos seus colegas empresários, Kalinka Macedo é produtora rural e cultiva frutas na sua fazenda Quinta do Morro Branco, e entende que o comércio digital se aplica a todas as atividades produtivas, não importa o segmento. “Para mim, o curso foi uma oportunidade excelente para conhecer com mais profundidade como funciona o comércio digital. Cabe a nós levarmos para a labuta todo conhecimento adquirido”, contou Kalinka.

César Gazzinelli, gestor de projetos do Sebrae em Juazeiro, comemorou os resultados da iniciativa. “Pela primeira vez, trouxemos este curso à nossa regional e o resultado foi fantástico. É importante que os empresários desmistifiquem o digital nas empresas, que não é apenas a venda dos seus produtos através de e-commerce, mas, sim, o mergulho da gestão em ferramentas e aplicativos que facilitam a administração e as tomadas de decisões no negócio, o que impacta, obviamente, na melhoria das vendas e receitas da empresa”, finalizou.