Sebrae promove abertura oficial da 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro
Ao todo, 47 empresas do setor de alimentação concorrem com 67 pratos; Edição encerra em 12 de novembro
Por Carlos Humberto
Em evento que mobilizou o setor gastronômico de Juazeiro, no Norte da Bahia, parceiros, apoiadores, patrocinadores, imprensa e formadores de opinião, O Sebrae promoveu, na segunda-feira (23), a solenidade oficial que marcou a abertura da 3ª edição do Festival Sabores de Juazeiro. Esse ano o tema é “De Juazeiro para o Mundo” e o evento segue até 12 de novembro.
O Festival Sabores de Juazeiro tem a correalização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e da empresa Artfully Marketing e Consultoria, representada no evento pelo diretor Bernardo Lima. A prefeita Suzana Ramos foi representada pelo secretário municipal Sérgio Fernandes e pelo gestor de projetos de cultura e turismo do município Edvaldo Francioli.
Anfitrião do encontro, o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, lembrou detalhes que marcaram o início da criação do festival em 2021. “Na época, foi um grande desafio encontrar uma alternativa para reduzir as perdas dos restaurantes que, sem clientes, por conta da pandemia, corriam o risco de fechar as portas”, afirmou.
“Assim, surgiu a ideia de promover um festival gastronômico que atendesse as pessoas em suas casas, usando o sistema delivery, que poderia estancar a sangria no caixa, servir o cliente e injetar recursos no setor de alimentação. Basicamente, foi assim que surgiu o 1º Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro e o resto da história. É um exemplo de empreendedorismo que orgulha a todos nós por ser o mais inclusivo do Estado da Bahia”, acrescentou.
Durante a cerimônia, para a satisfação dos presentes, ao som dos teclados do músico Dudu Almeida, foram servidas bebidas e houve degustação de pratos com ingredientes típicos regionais preparados pelo chef Leandro Nascimento, que também promoveu demonstração ao vivo da construção de uma das suas criações, o prato “Arroz de carneiro caldoso com queijo coalho defumado”.
Empresas e categorias
Este ano 47 empresas do setor de alimentação e bebidas estão inscritas e concorrem com 67 opções de pratos em cinco categorias: Prato Principal, Petiscos, Sanduiches, Sobremesas e Drinks.
Um júri técnico formado pela sommelière Paula Theotonio, o mixologista Junior Braga e o chef Leandro Nascimento selecionará os pratos que concorrerão aos prêmios de vencedores em cada categoria. Na oportunidade, Paula Theotonio, usou o telão para fazer uma apresentação dos pratos e drinks inéditos inscritos que estarão à disposição do público durante a duração do festival, cujas imagens estão disponíveis no endereço oficial @saboresdejuazeiro.
O Festival 2023 tem apoio do serviço de delivery pede.ai, Shopping Juá Garden, Rocha Studio Bar, TV São Francisco e patrocínio da Agrovale S/A, Revalle Distribuidora de Bebidas, Cerveja Spaten, Banco do Nordeste S/A, Obelisco Brindes, Rei do Caldo, Vinhos Rio Valley e Skala Modas.
Entidades de classe como Sindilojas Juazeiro, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) prestigiaram a cerimônia.
Antes do encerramento, foram realizados sorteios de brindes ofertados pelos patrocinadores. Mais informações estão disponíveis no endereço do Instagram @saboresdejuazeiro.