SESI-PE oferece 500 vagas gratuitas para Ensino de Jovens e Adultos em 2024

0
97

Ascom Clas Comunicação / Carlos Laerte

A hora de retomar e concluir os estudos é agora. O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 500 vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem não completou os anos da Educação Básica em idade apropriada por qualquer motivo. As aulas iniciam em fevereiro e acontecerão de forma online e as inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de janeiro pelo link:

https://sge.pe.sesi.org.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/c=2&f=513&ps=81#/eb/informacoes.

As vagas oferecidas são destinadas para os interessados em cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, voltada para estudantes a partir de 15 anos, ou a EJA Ensino Médio, para quem tem 18 anos ou mais e tem interesse em concluir os últimos anos da educação regular. As aulas acontecerão de duas formas: online (100% EAD) ou semipresencial (80% EAD e 20% presencial). A modalidade semipresencial, entretanto, será oferecida apenas nas unidades do Vasco da Gama e Caruaru, e o estudante precisa comparecer na escola uma vez por semana.

Diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto destaca que a EJA tem como principal benefício a oportunidade da elevação da escolaridade por meio de uma certificação rápida, gerando crescimento profissional, autonomia, protagonismo e aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho. “A Nova EJA pode ser parte da solução de um dos principais desafios da educação, que é a baixa escolaridade da população. O programa significa a chance de ingressar ou de retornar ao mercado de trabalho, tendo a possibilidade de melhorar o próprio futuro e o de suas famílias”, pontua Mirella.

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4; cópia do RG e CPF; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do comprovante de residência; e histórico escolar original, além de uma declaração de baixa renda. A via original do histórico escolar poderá ser entregue presencialmente, em qualquer unidade do SESI em Pernambuco ou na Casa da Indústria, ou pelos Correios.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.