Sudesb participa de Encontro Paralímpico na cidade de Urandi, sudoeste do estado, nesta sexta-feira, 10

0
129

Sudesb participa de Encontro Paralímpico na cidade de Urandi, sudoeste do estado, nesta sexta-feira, 10

Núcleo de Paradesporto da autarquia estadual esteve presente para debater e apresentar o esporte adaptado como forma de inclusão social e escolar

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promoveu, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Urandi, o Encontro Paralímpico com o tema “O esporte adaptado como forma de inclusão social e escolar”. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 10, no ginásio do Centro de Educação, Arte e Cultura (Ceac) de Urandi, com discussões sobre o paradesporto e a apresentação das modalidades ao público.

Presente no encontro, o coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Santana Junior, celebra a realização do evento. “O nosso compromisso como Estado é viabilizar o paradesporto na Bahia como um todo, interiorizando as ações. Por isso, tenho muito prazer de estar aqui em Urandi. Estou aberto a propor iniciativas para garantir o acesso da Pessoa com Deficiência nos esportes” pontuou.

Com esse intuito, o encontro seguiu com falas de instituições da região e finalizou com oficinas e apresentações de modalidades paralímpicas. A técnica de Golbol, Tassia Alves, de Jequié, foi responsável por apresentar a modalidade para os membros da Associação Urandinense de Pessoas com Necessidades Especiais (AUPNE), enquanto o time de bocha de Urandi praticava para o público e o grupo de capoeira de Mortugaba fazia uma roda com capoeiristas PCDs.

Campeã pan-americana e medalhista no Parapan de Santiago no ano passado, a atleta da casa no halterofilismo paralímpico, Edilânia Araújo, mostrou suas habilidades e parabenizou a iniciativa. “Espero que venham novos atletas para as modalidades paralímpicas e que eles possam ter as vivências e as viagens que eu tive”, finalizou Edilânia.

As atividades do ballet de Urandi, de uma partida entre os times da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Guanambi e de Espinosa mais a intervenção artística da AUPNE. O prefeito de Urandi, Warlei de Souza, pontuou a importância de Urandir receber este evento que une as cidades próximas na pauta da pessoa com deficiência nos esportes.

“É uma iniciativa de diversificação da prática esportiva dentro das ações para o público PCD. Tivemos também a implantação do núcleo de educação para pessoas especiais, com a prática inclusiva do esporte. Esse é o primeiro encontro da região para nos dar um pontapé inicial.

Receber esse evento é muito importante para a descentralização desse apoio fundamental da Sudesb e para nos incentivar a continuar investindo no paradesporto”, finaliza o prefeito.

Ascom Sudesb – Fotos: Rodrigo Lopes – Prefeitura de Urandi-Ba