Sudesb suspende uso do gramado do Estádio de Pituaçu por até 30 dias
Medida visa garantir a recuperação da grama, castigada pelo intenso calendário de jogos no equipamento esportivo
Ascom Sudesb – Hilda Fausto
Com o objetivo de agilizar e garantir a plena recuperação do gramado do Estádio de Pituaçu, a diretoria e equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), decidiram suspender o uso do campo para qualquer atividade por até 30 dias, a partir de segunda-feira, 21 de outubro.
A intensa agenda de jogos realizada em 2024 – desde março até a presente data já são 170 partidas, tendo dias com até cinco jogos, como no dia 24 de agosto, seguido por 4 partidas dois depois, 26/08 – tem dificultado a recuperação adequada do gramado, mesmo com a aplicação contínua de tratamentos, insumos e fertilizantes. O pisoteio constante e o estresse sofrido pela grama não têm permitido que os cuidados surtam os efeitos desejados.
A intenção da medida adotada – já comunicada oficialmente à direção da Federação Bahiana de Futebol (FBFR) e a dirigentes de clubes com jogos previstos para as quatro próximas semanas, Bahia, Estrela de Março, Vitória (sub 15 e sub 17) – pretende restaurar a reconhecida qualidade do gramado de Pituaçu, com vistas a atender de forma satisfatória aos clubes e times locais, além de jogos nacionais.
No entanto, antes da suspensão, ocorrerão as últimas partidas no gramado neste final de semana: dia 19/10 (sábado), a primeira rodada das finais do sub 15 e sub 17 masculinos – Vitória X Bahia e Estrela de Março X Bahia, respectivamente às 9h e às 10h30. No domingo, 20, os jogos de abertura da terceira edição da Copa Loreta Valadares: às 9h (Batgirl X Catalunha); 10h30 (Remo X Escola Baiana de Futebol); 13h (Real Itapuã X CF4) e 14h30 (Saracity X Mancha Verde).