XIV Expovale acontece de 09 a 14 de maio na Orla II de Juazeiro

0
92

Ascom ADEAP – Rinaldo Lima

No período de 09 a 14 de maio a Orla II de Juazeiro vai sediar a XIV edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), o maior encontro de criadores de caprinos e ovinos do Brasil. O evento é realizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (ACOSF) com apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).  

Este ano, a Expovale vai reunir criadores de todo o nordeste, com exceção do Maranhão. A expectativa é de que cerca mil animais sejam expostos. Uma premiação de 50 mil reais em prêmios estará em disputa com julgamentos, concursos e torneio leiteiro. Na programação estão incluídos ainda leilões virtuais e presenciais, shopping de animais, palestras e atrações artísticas culturais.

“A expectativa é de que mais de 1 milhão de reais sejam movimentados durante o evento com a comercialização de animais, a movimentação de hotéis e restaurantes, 180 baias foram reservadas em 48 horas, temos ainda uma lista de espera de fazendas que querem participar, estamos muito otimistas de que teremos mais um grande evento este ano”, declarou Salvador Júnior, presidente da ACOSF.

Além da Adeap, outras secretarias e autarquias municipais também apoiam a realização do evento, são elas:  Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

“A gestão da prefeita Suzana Ramos entende o potencial que a caprino ovinocultura tem para o desenvolvimento econômico do nosso município, não por acaso nós temos investido na Feira do Bode e incentivado os pequenos produtores. A Expovale tem uma importância ainda maior, não só pelo aspecto comercial, mas também, por criar a oportunidade da melhoria gradativa do nosso rebanho, isso é inestimável”, avaliou o secretário da Adeap, Carlos Neiva.