Bahia conquista 29 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2025, em Uberlândia-MG

Ascom Sudesb – Créditos: Jéssica Tavares e Mauricio Viana/Sudesb

Estudantes-atletas baianos encerraram sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs com 29 medalhas nas modalidades de futsal (1), ginástica artística (1), ginástica rítmica (1), judô (8), karatê (4), natação (5), voleibol (1), wrestling (7) e xadrez (1). Foram cinco medalhas de ouro, dez de prata e 14 de bronze conquistadas entre os dias 07 e 26 de outubro, em Uberlândia, em Minas Gerais.

Os destaques baianos dos JEBs 2025 foram os representantes das artes marciais, somando 19 medalhas conquistadas por 16 atletas de judô, karatê e wrestling. Dentre eles, estão Alexia Amorim e Lyoto Lima, ambos com 13 anos e com medalha na série ouro (principal da competição).

Com uma medalha de prata no estilo livre de wrestling, Alexia, filha de professores de educação física e moradora de Itapuã, bairro mais populosos da capital baiana, comenta a felicidade de subir ao pódio da maior competição escolar na faixa etária de 12 a 14 anos. “Após a conquista, a gente consegue reconhecer todo o treinamento, todo esforço e que tudo isso continua valendo a pena; está no pódio em uma competição grande como essa é muito gratificante”, conta a lutadora

Medalhista de bronze no estilo kata (luta imaginária) do karatê nesta edição, Lyoto, natural de Pojuca e também medalhista de bronze na série prata dos JEBs 2024, é um dos 211 contemplados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Bahia, e comenta que, além da parte financeira, o auxílio mostra que seus resultados são apoiados por pessoas que confiam no seu talento. “Ter conquistado uma medalha em uma série acima mostra que eu evoluí bem mais e consegui bater de frente com os melhores”, analisa o baiano.

A ginástica artística também se destacou. Enzo Lima de 13 anos, estudante da Escola Estadual Maria Romana Calmon, no Engenho Velho de Brotas, conquistou uma medalha inédita para a Bahia, sendo bronze nas barras paralelas. “Estou muito orgulhoso de conquistar uma medalha para a Bahia, a escola que estudo e a de ginástica, pois é um pouco difícil a ginástica artística sair para representar o estado”, comenta.

No terceiro e último grupo, foram conquistadas 13 medalhas (um ouro, quatro pratas e oito de bronze), nas modalidades de ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez. O grupo contou com 67 estudantes-atletas de 11 a 14 anos, das modalidades de basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez; 11 técnicos; e oito oficiais, comissão técnica e jornalista. Os estudantes são de instituições de ensino públicas e particulares dos municípios de Camaçari, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Pojuca, Salvador e Uruçuca.

Bahia nos JEBs

A delegação representou o estado entre os dias 05 e 27 de outubro, com 251 integrantes, entre atletas de 22 cidades, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas, jornalistas e psicólogo: 66 estudantes-atletas no primeiro bloco (badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia); 58 no segundo (atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 67 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez) – além de 35 técnicos e mais 25 membros da delegação.

Toda a delegação da Bahia viajou com passagens e uniformes cedidos pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da Secretaria de Educação. Os Jogos Escolares Brasileiros é um evento promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que reuniu mais de 10 mil pessoas, entre atletas, árbitros e comissão técnica, de todas os estados e do Distrito Federal em Uberlândia/MG.

Quadro de medalhas:

Série ouro

Alexia da paixão/wrestling – Prata (Sartre Monet)
João Gabriel Alves/karatê (kumite) – Prata (Colégio Integral)
Felipe Santiago/natação (50m livre e 100m livre) – Prata (Sartre Monet)
Felipe Santiago/natação (50m costas) – Bronze (Sartre Monet)
Lyoto Lima/karatê (kata) – Bronze (Escola Traços e Letras)
Joanderson Silva/judô – Bronze (Grupo Escolar Maria Peixoto Barbosa)

Série prata

Davi Adrian/judô – Ouro (Escola Recanto Feliz)
Ginástica rítmica (equipe) – Prata
Voleibol Masculino – Bronze (Colégio Militar de Salvador)
Alexia Auster/wrestling – Prata (Sartre Monet)
Luís Henrique Freitas/Wrestling – Bronze (Sartre Monet)
Julia Paiva karatê (kata) – Bronze (Sartre Nobel)
Futsal feminino – Bronze (Colégio Integral)
Ana Beatriz Aguiar/judô – bronze (Sartre Nobel)
Julia Andrade/judô – Bronze (Colégio Divina Providencia)
Davi Santana/judô – Bronze (Escola Municipal de Tempo Integral Maria Luiza Costa dos Santos)

Série bronze

Ana Júlia Muniz/judô – Ouro (Sartre Monet)
Isaías Felipe Azevedo/wrestling – Ouro (Escola Municipal Coronel Horácio de Matos)
Pedro Gabriel Ribas/natação (100m livre) – Ouro (Colégio Gregor Mendel)
Lídio Vinicius Teixeira/natação (400m livre) – Ouro (Centro Educacional Mundai)
Adrian Nunes/wrestling – Prata (Escola Municipal Coronel Horácio de Matos)
Julia Paiva/karatê (kumite) – Prata (Sartre Nobel)
Ana Beatriz Aguiar/wrestling – Bronze (Sartre Nobel)
Ananda Meira e Jolie Martins (equipe)/xadrez – Bronze ( Colégio Vale do São Francisco e Colégio Militar de Salvador)
Enzo Lima/ginástica artística – Bronze (Escola Estadual Maria Romana Calmon)
Lucas da Costa/judô – Bronze (Colégio IEPROL)
Marina Martins/wrestling – Bronze (Sartre Nobel)
Samuel Carmo/judô – Bronze (Escola Municipal Monsenhor Barbosa)

GALERIA DE FOTOS – Jessica Tavares

 

Share the Post:

Você pode gostar de ver

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE