Home + ESPORTES Duas atletas do boxe baiano são convocadas para base internacional de treinamento na Colômbia

Duas atletas do boxe baiano são convocadas para base internacional de treinamento na Colômbia

Convite foi formalizado pela Confederação Brasileira de Boxe em comunicado à Federação Baiana da modalidade

by Redação
Ascom Sudesb - Hilda Fausto

As atletas Adriele Caroline Santos Nascimento, de 27 anos, e Jéssica Dias Coutinho, de 18, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para integrar a seleção brasileira em uma base internacional de treinamento que será realizada em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 5 e 20 de novembro.

Será a primeira experiência internacional de ambas as atletas com a seleção. Jéssica, que já integrou a equipe de base em oito oportunidades dentro do Brasil, celebra a chance inédita de representar o país fora do território nacional.

Jessica Dias Boxe Sudesb 1

Moradora do bairro da Polêmica/Brotas, em Salvador, e integrante da Academia Fênix, no bairro de Brotas, ela iniciou no boxe aos 9 anos e vem acumulando conquistas importantes: campeã brasileira até 57kg no Mundial Juvenil de 2024 (Gymnasiade), realizado no Bahrein, campeã nacional em 2025 e vice-campeã em 2023 e 2024, além de inúmeros títulos como campeão baiana.

Atualmente cursando o segundo semestre de Fisioterapia, Jéssica não esconde a emoção: “Apesar de todas as dificuldades, é muito gratificante ser convocada para representar o Brasil. Estar entre a elite do boxe brasileiro é motivo de muito orgulho. Quero chegar à Colômbia e mostrar todo o meu potencial”, disse a atleta, que encerra 2025 com 100% de aproveitamento nas competições disputadas.

O técnico Jailton Santos de Jesus, que acompanha Jéssica desde a infância, também destaca a importância da conquista: “É gratificante ver uma jovem da periferia, moradora de um bairro estigmatizado pela violência, conquistar esse espaço. O trabalho é árduo, porque envolve não apenas treino, mas também questões familiares, financeiras e sociais. Essa convocação mostra que vale a pena acreditar”, afirma o treinador e fundador da Academia Fênix, com mais de 20 anos dedicados à modalidade.

Também convocada, Adriele Caroline, da categoria adulta até 65kg, celebra o convite e a sua primeira viagem internacional. Mãe solo de um menino de dois anos e atleta da Academia Novo Astral, no Nordeste de Amaralina, ela começou a treinar aos 13 anos e também acumula uma trajetória esportiva vitoriosa.

“Vamos treinar na categoria elite, e é a primeira vez fora do país. Fico emocionada só em falar. A ficha ainda não caiu. Representar a Bahia e o Brasil é motivo de muito orgulho. A Bahia é, de fato, o celeiro do boxe brasileiro”, declarou a atleta, atual campeã baiana em sua categoria — título que já conquistou diversas vezes.

Esforço coletivo – O presidente da Federação Baiana de Boxe, Joilson Santana, comemorou o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado: “Essa convocação é resultado de um esforço coletivo para manter o boxe baiano no topo do Brasil. Temos investido muito nas categorias de base — infantil, cadete e juvenil — porque é nelas que está o futuro da modalidade.”

Joilson faz questão de lembrar que 100% da Seleção Brasileira de base e da elite são atualmente formadas por meninos e meninas baianos, um resultado direto de todo o empenho e dedicação desenvolvidos em academias de bairro e projetos sociais.

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vem apoiando a modalidade. Desde 2007, os investimentos estaduais no boxe ultrapassam R$ 16 milhões, contemplando projetos sociais, infraestrutura esportiva, passagens, além de programas de incentivo como o Bolsa Esporte e o FazAtleta.

O Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, localizado no Largo de Roma, em Salvador — referência nacional em estrutura e formação de atletas – é um exemplo desse investimento. Neste espaço, além de mais de 700 alunos atendidos em projeto social de iniciação esportiva somente na modalidade de boxe, muitos eventos oficiais são promovidos durante todo o ano no equipamento.

 

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE