Da Redação
A decisão da 38ª Copa América de futebol acontece neste domingo (14), às 21 horas, em Miami, nos Estados Unidos.
Argentina, atual campeã do torneio – e também do Mundial de Seleções – enfrenta a Colômbia, considerada a equipe de melhor futebol do continente na atualidade.
Ao lado do Uruguai, terceiro colocado da atual edição, o time argentino, é o maior vencedor do torneio, com 15 títulos, enquanto a Colômbia venceu apenas uma vez, em 2001.
Em grande fase, a Colômbia tem o melhor ataque da competição com 12 gols e se classificou em primeiro lugar no Grupo D. Eliminou a Seleção Brasileira nas quartas de final e o Uruguai na semifinal e chega com moral para levantar o segundo título da sua história. Treinada pelo técnico argentino Nestor Lorenzo, está invicta há 28 partidas, e desde março de 2022 não sabe o que é uma derrota.
Do outro lado, a Argentina do técnico Lionel Scaloni, que tem entre seus comandados um certo Lionel Messi, vem com sequência de conquistas importantes no cenário internacional e busca o 16º título para superar o rival Uruguai e se distanciar dos demais concorrentes.
Terminou a primeira fase como primeiro do Grupo A, com quatro vitórias e um empate, mesma pontuação da Colômbia. Nas quartas de final foi surpreendida pelo Equador, de quem venceu apenas nos pênaltis, e eliminou o Canadá nas semifinais vencendo por 2 a 0.
Aos 37 anos, Messi vive os últimos momentos de uma das mais brilhantes carreiras que um esportista pode ter, e poderá ser sua despedida do time albiceleste, embora o craque não confirme. Outro craque argentino que se despede é Angel Di Maria.