Judocas baianos viajam para o Campeonato Brasileiro Júnior de Judô com apoio do Governo do Estado
Agatha Pereira, Maria Helena Henriques e Caio Veloso estão em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde acontece a competição
Ascom Sudesb – Madson Souza
A Bahia vai marcar presença no Campeonato Brasileiro Júnior de Judô 2025, que acontece na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e começa a partir deste sábado, 05, e segue até domingo, 07. Três judocas e dois responsáveis viajam para a competição com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O torneio é tratado como um dos mais importantes do calendário nacional da modalidade, como passo importante para a formação esportiva dos jovens atletas. A Bahia vai com Agatha Pereira, Maria Helena Henriques e Caio Veloso para a competição – nomes promissores da modalidade, além de dois responsáveis.
Maria Helena ressalta que é um momento importante para seu desenvolvimento e de seus colegas. “É um campeonato importante que proporciona novas experiências e aprendizados na vida esportiva. Além de ser uma chance de acompanhar atletas que já representam o país, que são uma inspiração para seguirmos em busca dos nossos objetivos”.
Entre seus resultados de destaque neste ano, estão o lugar mais alto do pódio nas Super Etapas de Salvador, Irecê, Jequié, nas categorias meio-cadete e júnior; a primeira colocação na Copa Bahia Open, entre o cadete meio-pesado; e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Região III, cadete meio-pesado.
A outra judoca mulher do grupo, Agatha, neste ano, conquistou o segundo lugar duas vezes na Super Etapa de Judô – Salvador, nas categorias meio-pesado cadete e júnior; mais duas pratas na Copa Bahia Open, nas mesmas categorias; e um 4º lugar no Campeonato Brasileiro Região III. Já Caio disputou provas no peso médio (-90Kg), categoria júnior, e conseguiu o 1º lugar na Copa Bahia Open, nas Super Etapas de Simões Filhos e Salvador, além do 4º lugar no Campeonato Brasileiro Região III.
Maria Helena ressalta a importância do apoio de transporte da Sudesb na busca de resultados ainda melhores. “É imprescindível para nós, porque garante que vamos chegar às competições de forma segura e estruturada. Muitos jovens não teriam condição de arcar com os custos sozinhos, então é um apoio fundamental e que nos permite focar totalmente no desempenho dentro do tatame, sabendo que temos um base de apoio fora dele”, comenta.

