Home NOTÍCIASEconomia & Negócios Semiárido Show 2025 terá mais de 90 capacitações gratuitas

Semiárido Show 2025 terá mais de 90 capacitações gratuitas

by Redação

Semiárido Show 2025 terá mais de 90 capacitações gratuitas

Foto: Saulo Coelho

A programação técnica do Semiárido Show 2025 já conta com cerca de 90 atividades confirmadas, incluindo seminários, palestras, oficinas, minicursos, workshops, dias de campo e feiras. O evento será realizado de 26 a 29 de agosto, em Petrolina (PE), com toda a programação gratuita.

Para participar das capacitações, basta comparecer ao local do evento no dia e horário da atividade desejada. Não há inscrições antecipadas, elas serão feitas presencialmente, no momento de cada atividade. A programação preliminar pode ser consultada em www.embrapa.br/semiaridoshow/programacao.

As capacitações do Semiárido Show são realizadas por pesquisadores e técnicos da Embrapa, além de profissionais de instituições parceiras, abordando temas estratégicos para a convivência com o Semiárido.

Segundo a chefe-geral interina da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill, o evento “reúne um público diversificado e promove um espaço dinâmico de conhecimento, capacitação e oportunidades de negócios”. Ela destaca que a programação técnica é planejada tanto para atender às demandas dos agricultores quanto para fomentar debates sobre temas essenciais ao desenvolvimento regional, como a inclusão socioprodutiva, tema desta edição, e as mudanças climáticas.

A gestora reforça a importância de os interessados consultarem a programação com antecedência, definirem as atividades de maior interesse e se organizarem para chegar no horário. As capacitações têm vagas limitadas, de acordo com a capacidade do local onde serão realizadas (auditórios, salas ou campo). “Como não há inscrições prévias, é fundamental chegar cedo para garantir a participação”, orienta.

Palestras, minicursos e oficinas

Na programação preliminar, já estão previstas 32 palestras, 9 minicursos, 29 oficinas e 2 dias de campo, com temáticas que incluem: uso de drone na agricultura, produção de caprinos, ovinos e bovinos, abordando aspectos de manejo, prevenção de doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados; criação de galinhas e boas práticas na produção de ovos; criação de abelhas nativas; Sisteminha Embrapa; cultivo e processamento da mandioca e do caju; tecnologias de gestão hídrica, como barragem subterrânea e reuso de água; práticas de conservação do solo; irrigação de baixo custo; saneamento básico rural; preparo de compostos orgânicos; agricultura biossalina; potencial frutífero e medicinal da Caatinga, entre outros.

Seminários e encontros estratégicos

O evento também sediará encontros técnicos de maior porte, com programação que envolve temas estratégicos, programas institucionais e políticas públicas. Quatro seminários já estão confirmados: Inovação Inclusiva, Agricultura Biossalina, ILPF e Agropecuária Regenerativa: rumo a um futuro sustentável; e Bioma Caatinga: Subsídios para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia.

Outro destaque é a Jornada pelo Clima, iniciativa da Embrapa, no contexto da COP30, que conjuntamente com o governo e instituições apoiadoras, visam  ampliar o conhecimento sobre mudanças climáticas e apresentar soluções tecnológicas para adaptação da agropecuária e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs). A agenda inclui ainda o Encontro Nordestino de Alimentos Biofortificados e o VIII Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga.

Outros espaços

A Feira contará também com o Espaço dos Sabores, destinado a oficinas culinárias e de processamento de alimentos. Entre as atividades previstas estão a produção de licores, iogurte com geleia de umbu, receitas com carne caprina e ovina, fabricação de queijos coalho, minas frescal e ricota, além das oficinas ‘Mestras Griôs de Ajeum e comida de terreiro’ e ‘O Sertão como laboratório culinário’.

O público poderá visitar ainda vitrines tecnológicas, unidades demonstrativas, estandes institucionais e de parceiros, além da Vila da Economia Solidária, voltada a empreendimentos regionais. Na Tenda da Agrobiodiversidade, a programação incluirá rodas de diálogo e a oficina promovida pela ONU Mulheres, além da IV Feira da Agrobiodiversidade, dedicada à troca de sementes e mudas adaptadas ao Semiárido.

O Semiárido Show

O Semiárido Show é um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar no Nordeste. Realizado a cada dois anos pela Embrapa, com o apoio de diversas instituições, tem como objetivo facilitar o acesso dos produtores rurais do Semiárido a conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e parceiros.

Nesta edição, o evento conta com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Os patrocinadores do evento são: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Banco do Nordeste; Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Banco do Brasil; e Governo do Estado da Bahia.

Serviço

Semiárido Show 2025
Quando: 26 a 29 de agosto de 2025
Onde: Rodovia BR-428, Km 148, Petrolina-PE
Mais informações: www.embrapa.br/semiaridoshow

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido
Contatos para a imprensa
semiarido.imprensa@embrapa.br 

Contatos para a imprensa

semiarido.imprensa@embrapa.br

Telefone/Whatsapp: (87) 3666-3734 

 

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE