O sertão em festa: Curaçá se prepara para a 2ª edição da FLIC – Festa Literária de Curaçá 2025
Texto: Alinne Torres
O município de Curaçá, situado no norte da Bahia, às margens do Rio São Francisco, celebrará a segunda edição da Festa Literária de Curaçá, a FLIC 2025. O evento reunirá nomes da literatura brasileira e regional em uma programação gratuita, que acontecerá no CETEP Maria de Almeida Araújo e no Centro Histórico, na Praça do Teatro Raul Coelho, entre os dias 5, 6 e 7 de novembro.
A FLIC 2025 terá como tema “Essa Terra e as Linguagens Literárias” e homenageará o consagrado escritor Antônio Torres, natural de Sátiro Dias (BA), autor do clássico Essa Terra e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Letras da Bahia. Suas obras, reconhecidas nacional e internacionalmente, retratam com sensibilidade desde a cidade grande ao sertão e o povo nordestino, inspirando gerações de leitores.
A programação contará com oficinas, exposições de artistas regionais – entre elas, a mostra de quadros do artista plástico curaçaense Kekê de Bela – e a participação de sebos do Vale do São Francisco, onde os leitores poderão adquirir livros. Haverá ainda atividades infantis com o coletivo cultural Galeota das Artes, o Palhaço Paçoquinha e Adriana Campana; mesas temáticas sobre as diversas linguagens literárias, com escritores, artistas e professores renomados, entre os quais, além do homenageado, Sidney Rocha, Cristhiano Aguiar, Emanuelle Matias, Jamile Borges e Lupeu Lacerda, além de apresentações culturais produzidas pelos estudantes do CETEP, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e shows musicais.
Entre as atrações confirmadas estão os artistas locais Lucas Santos, Yanca Rafaela, Bichos Escrotos, Pinduka e a Filarmônica 15 de Março de Barro Vermelho, coral Vozes da Caatinga (UNEB), além dos regionais Secabudega, Camila Yasmine, Filhos de Zazé e Samba di Malê.
Para o curador da FLIC 2025, o professor doutor Josemar Martins (Pinzoh), “a FLIC é parte de um esforço coletivo de realizar um evento que engrandeça a cidade e o município de Curaçá, promovendo as diversas linguagens da arte e da cultura a partir da diversidade dos gêneros literários. Este ano, inclusive, as mesas da FLIC vão explorar as estruturas narrativas dos diversos gêneros da literatura, o que lhe agrega um papel mais formador também”.
A FLIC 2025 conta com a realização do Acervo Curaçaense e do CETEP, patrocínio do deputado estadual Zó, da Secretaria Estadual de Educação (Governo do Estado da Bahia) e da Prefeitura Municipal de Curaçá e seus órgãos, com destaque para a Secretaria Municipal de Educação. O evento também conta com os apoios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ADESBA, CESOL, Fundação Pedro Calmon, BlueSky, DM Contabilidade, MicroRio, SAAE e Óticas Melo.
A seguir, confira a programação completa da FLIC 2025 no PDF.

