Crédito: Gazeta Esportiva
As 16 seleções classificadas às oitavas de final da Eurocopa estão definidas. Com o encerramento da fase de grupos nesta quarta-feira, a competição europeia conheceu todos os times que avançaram ao mata-mata e brigarão pelo troféu neste 2024.
No Grupo A, Alemanha (1º) e Suíça (2º) avançaram sem grandes sustos. Já no Grupo B, a invicta Espanha passou em primeiro, enquanto a Itália ficou com o segundo lugar, deixando a Croácia e a Albânia do técnico brasileiro Sylvinho para trás.
Já no Grupo C, um dos mais disputados da Euro, a Inglaterra avançou em 1º e a Dinamarca ficou com o segundo lugar nos critérios de desempate. Na chave D, houve uma surpresa: a Áustria garantiu o topo, enquanto a França passou na vice-liderança.
No Grupo E, ficaram com as vagas às oitavas Romênia (1º) e Bélgica (2º), enquanto Portugal ficou com a liderança na chave G e a Turquia se classificou em segundo.
Outras quatro seleções ainda garantiram vagas como os melhores terceiros colocados: Eslovênia (Grupo C), Holanda (Grupo D), Eslováquia (Grupo E) e Geórgia (Grupo F). Com exceção dos eslovenos, que terminaram com três pontos, todas estas avançaram com quatro pontos.
O que mais chamou a atenção nas oitavas de final, porém, foi o chaveamento. Do lado esquerdo, constam grandes seleções, como Espanha, Portugal, Alemanha, França e Bélgica. Já do lado direito, Inglaterra, Itália e Holanda são os principais destaques, com outras seleções mais modestas brigando por uma vaga nas quartas.
As oitavas de final da Euro terão início já neste sábado e irão até esta terça-feira. Por sua vez, as quartas de final serão disputadas nos dias 5 e 6 de julho, enquanto as semifinais acontecem entre os dias 9 e dez do mesmo mês. A grande decisão está marcada para o dia 14 de julho, às 16h (de Brasília).
Confira duelos, datas e horários (de Brasília) das oitavas de final da Eurocopa:
- Suíça x Itália – 29 de junho (sábado), às 13h, em Berlim
- Alemanha x Dinamarca – 29 de junho (sábado), às 16h, em Dortmund
- Inglaterra x Eslováquia – 30 de junho (domingo), às 13h, na Arena Schalke
- Espanha x Geórgia – 30 de junho (domingo), às 16h, em Colônia
- França x Bélgica – 1º de julho (segunda-feira), às 13h, em Dusseldorf
- Portugal x Eslovênia – 1º de julho (segunda-feira), às 16h, em Frankfurt
- Romênia x Holanda – 2 de julho (terça-feira), às 13h, em Munique
- Áustria x Turquia – 2 de julho (terça-feira), às 16h, em Leipzig