Festival A Bossa leva estudantes da rede municipal ao Memorial da Bossa Nova em Juazeiro
Alunos conhecem a história de João Gilberto e participam de bate-papo musicado sobre o legado da Bossa Nova
Da Redação - Fotos: Maria Clara Oliveira/PMJ
Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro estão visitando o Memorial da Bossa Nova, na casa onde João Gilberto nasceu e cresceu, como parte da programação do Festival A Bossa. A atividade busca aproximar crianças e adolescentes da história do artista e do estilo musical que projetou o Brasil no cenário internacional.
Durante a visita, o cantor e compositor Maurício Dias conduziu um bate-papo musicado, explicando elementos harmônicos e melódicos da Bossa Nova. Ele destacou a importância de apresentar às novas gerações referências culturais locais. “Trazer as crianças neste momento é fazê-las conhecer valores humanos da nossa cultura, criar identidade e autoestima”, afirmou.
Aluna da Escola Municipal Haydée Fonseca Falcão, Lyvia Vitória Fagundes participou da atividade pela primeira vez e destacou a experiência. “Gostei muito porque aprendemos sobre música, sobre João Gilberto e conhecemos a casa onde ele morou”, disse.
O Memorial da Bossa Nova funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20. A visitação é gratuita. Grotinha Benvindo, uma das responsáveis pelo espaço, reforça o convite. “Juazeiro pode se orgulhar da Bossa Nova, porque aqui nasceu João Gilberto. Convido todos a visitarem esse lugar onde ele deu seus primeiros passos na música e na vida.”
