Sebrae realiza oficina de planejamento e gestão para produtores da agropecuária em Macururé (BA)
Ação ensinou sobre aumento da produtividade e rentabilidade para produtores rurais e criadores de caprinos e ovinos
Dando continuidade às ações de fortalecimento do agro no semiárido baiano, a agência do Sebrae, em Paulo Afonso, promoveu, no município de Macururé, oficina de Planejamento e Gestão voltada para produtores rurais e criadores de caprinos e ovinos. A capacitação ocorreu no Povoado São Francisco, na Fazenda Rochedo, e reuniu participantes da região que buscavam aprimorar seus conhecimentos sobre gestão e planejamento no campo.
Com foco em temas como gestão financeira, organização da propriedade rural e tomada de decisões estratégicas, a oficina teve como principal objetivo proporcionar ferramentas práticas que contribuam para o aumento da produtividade e da rentabilidade nas atividades agropecuárias.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas do Sebrae para promover a cultura empreendedora no meio rural, levando capacitações que atendem às demandas específicas dos territórios. Entre os destaques da oficina, os participantes puderam construir, de forma coletiva, um plano de ação voltado à melhoria da gestão em suas propriedades, além de trocar experiências sobre os desafios enfrentados no dia a dia da atividade agropecuária.
Para o analista do Sebrae em Paulo Afonso, Fábio Alves as ações como essa são fundamentais para fortalecer a autonomia dos produtores. “Levar conhecimento sobre planejamento e gestão financeira ao homem e à mulher do campo é um passo decisivo para que eles se tornem protagonistas do próprio desenvolvimento. Essa capacitação ajuda a transformar a realidade local, tornando a produção mais eficiente e sustentável”, destacou.
Com iniciativas como essa, o Sebrae reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agro na Bahia, incentivando a profissionalização e a autonomia dos produtores locais.

