Home COLUNISTASCarlos Humberto Sebrae discute melhorias na caprinovinocultura do Sertão do São Francisco

Sebrae discute melhorias na caprinovinocultura do Sertão do São Francisco

by Redação

Sebrae discute melhorias na caprinovinocultura do Sertão do São Francisco

Biotecnologia da reprodução e melhoria genética de matrizes e reprodutores foram temas abordados

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

Por iniciativa do Sebrae, representantes de sindicatos, entidades parceiras e alguns entes públicos da região Norte da Bahia, que integram o Território Sertão do São Francisco, se reuniram nesta segunda-feira (3), para discutir formas de alavancar o crescimento da caprinovinocultura local, através da introdução da biotecnologia de reprodução para o melhoramento genético de matrizes e reprodutores da importante cadeia produtiva. O objetivo é que a ação tenha o apoio do programa Sebraetec, voltado para atender empreendedores da cidade e do campo, oferecendo tecnologia e inovação com subsídios de até 70%.

Participaram do encontro o agente de Desenvolvimento do BNB, Jorge Murilo; João Honorato, secretário de Agricultura de Casa Nova; Edcarlos Reis, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé; Silvio Miguel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova; Robéris Silva, consultor da Fambras; Adriano Paes Landim, secretário de governo de Remanso (de forma virtual); e Wilson Braga, médico veterinário convidado. O Sebrae foi representado pelo gerente em Juazeiro, Carlos Cointeiro e pelo analista técnico Edlan Amaral. O Senar foi representado pelo assessor técnico Thiago Firmato.

O consultor da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Robéris Silva, ressalta a importância das presenças do Sebrae e do Senar e considera a participação dos municípios no encontro como positiva porque “envolve instituições que, de fato, trabalham com a cadeia produtiva de caprinos e estão dentro do programa Sebraetec, responsável por contribuir na melhoria da atividade dos pequenos produtores desta região do São Francisco. Eu acho esse encontro muito positivo e vai atrair o interesse da indústria frigorífica”.

Na visão de Thiago Firmato, analista do Senar em Juazeiro, “a iniciativa é muito interessante, principalmente para o pequeno e médio produtor do semiárido baiano. Seria o primeiro passo para o desenvolvimento da cadeia produtiva, melhorando a qualidade da carne dos nossos caprinos e ovinos através da biogenética e aumentando cada vez mais a produção, que já é significativa”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé, Edcarlos Reis, enxerga como positiva a proposta de envolver pequenos produtores que não possuem a tecnologia por não terem acesso a financiamentos, por desinteresse ou por desconhecerem o caminho a seguir, que mostra novos mercados para empreender. Essas instituições aqui reunidas, trazendo uma nova visão, reforçam e animam todos os produtores. Nós estamos em tempos modernos e inovações tecnológicas sempre serão bem-vindas”, conclui.

Referência

O secretário de Agricultura de Casa Nova, João Honorato, lembra que “a iniciativa veio ao encontro do projeto de melhoria genética que o nosso município pretende colocar em prática para o setor. Hoje saímos daqui com um esboço do que deve ser feito para alcançar o objetivo de dotar nossos animais de uma genética de qualidade para oferecer ao mercado produtos de referência. Com a participação do Sebrae, acredito que essa reunião trará ótimos resultados” aposta o secretário.

Para Carlos Cointeiro, gerente do Sebrae em Juazeiro, “o Sebraetec é uma solução pensada para apoiar os pequenos negócios, oferecendo inovação e tecnologia com subsídio. A aproximação com os produtores rurais da cadeia da caprinovinocultura é extremamente valiosa, considerando o alto volume do rebanho de animais no nosso território. Precisamos, através do melhoramento genético, dar a quem está no campo condições de ter um animal de qualidade em sua prioridade, a fim de que com isso ele possa desenvolver o seu empreendimento rural, garantindo um aumento de faturamento e melhoria na sua qualidade de vida. É este o nosso compromisso”, conclui Cointeiro.

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE