Internos do Conjunto Penal de Juazeiro participam de oficina de Empreendedorismo na Prática

Internos do Conjunto Penal de Juazeiro participam de oficina de Empreendedorismo na Prática

Primeira de quatro atividades foi realizada nesta segunda-feira (19) para 27 detentos

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

Vinte e sete internos participaram na segunda-feira (19) da primeira de quatro oficinas que serão realizadas pelo Sebrae no Conjunto Penal de Juazeiro até o final de agosto, com o objetivo de preparar os participantes para a reintegração na sociedade.

A atividade, construída em parceria com a direção do órgão prisional, traz conteúdos que vão proporcionar conhecimentos que facilitarão a ressocialização daqueles que buscam uma nova perspectiva de vida.

“Empreendedorismo na Prática” foi o tema do primeiro encontro realizado nas dependências do Conjunto Penal de Juazeiro. Os próximos encontros serão no dia 21.08, com o tema “Gestão Financeira: dicas para quem está iniciando um negócio”; no dia 27, com o tema “Construindo um Empreendimento com Êxito”; e no dia 29, com “Vendas e Utilização de Mídias Digitais”.

“O Conjunto Penal de Juazeiro almeja, com a parceria CPJu e Sebrae, disponibilizar aos reeducandos oportunidades de mudança, pautada no trabalho. O Sebrae realiza a preparação com informações de empreendedorismo, como ferramenta de transformação e posteriormente eles serão inseridos em cursos profissionalizantes, agregando o conhecimento na prática”, diz a assistente social Jamile Cristina Ferraz.

Jamile Ferraz elencou os critérios utilizados para selecionar o público desta formação. “Inicialmente é feito um filtro jurídico, sendo selecionados os reeducandos que possuem uma progressão de regime com data próxima. Posteriormente, é feita uma análise de perfil, sendo finalizada com um atendimento social individualizado, onde é explicada a proposta e a duração do curso. Nessa primeira, etapa foram selecionados os reeducandos do sexo masculino. Na segunda etapa, que acontecerá em setembro, as mulheres serão inseridas”, finaliza.

Os participantes absorveram o propósito da direção em parceria com o Sebrae, dentro da política de ressocialização do Governo do Estado.

  1. A. S. é natural de Brasília (DF). Seu pai tem uma minimercearia, mas ele pretende investir em logística. Hoje ele é motorista profissional e seu sonho é ter um veículo para transportar cargas. “Essa iniciativa da direção do presídio com o apoio do Sebrae é uma oportunidade única para qualificar a todos nós no retorno à vida normal, para a formação da nossa família”, afirma.
  2. R. A. é baiano de Jacobina e considera o curso uma ótima oportunidade. “É um presente divino da nova direção do conjunto penal que viu em nós uma capacidade de crescer, de nos tornarmos pessoas melhores e termos uma vida nova quando nós sairmos daqui. Acredito que empreender vai me ajudar a ser um bom cidadão, produtivo para mim, para a minha família e para a sociedade. Entendo que temos que aproveitar essa oportunidade”, diz.

Carlos Cointeiro, gerente da unidade regional do Sebrae em Juazeiro, acredita que as atividades oportunizam àqueles que estão em processo de ressocialização o conhecimento sobre as atividades empreendedoras e como essas atividades podem contribuir para a integração do indivíduo na sociedade. “É uma oportunidade perfeita para trabalhar as características empreendedoras, exercitar o planejamento e a organização financeira”, conclui.

Share the Post:

Você pode gostar de ver

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE