Sebrae realizou oficina de capacitação para produtores de manga do Distrito de Irrigação Mandacaru I
Palestra tratou da importância de práticas que promovem a qualidade no setor da fruticultura
Na terça-feira (22), o Distrito de Irrigação de Mandacaru I (Dimand), situado no município de Juazeiro, Norte da Bahia, sediou oficina de capacitação gratuita para produtores de manga da região. De iniciativa do Sebrae, o evento teve o objetivo de qualificar os fruticultores através da apresentação de palestra com o tema “Como Melhorar a Qualidade da Fruta e Controlar a Mosca-da-fruta”.
Cerca de 20 produtores participaram do encontro, conduzido pelo administrador de empresas Pedro Tasso, pós-graduado em Comércio Internacional e Gestão do Agronegócio, e contou com o apoio da direção da Dimand, representado pelo gerente Edy Stefanno e o assistente técnico Marcos Antonio Ferreira.
O gestor do Projeto Fruticultura do Sebrae em Juazeiro, Adiel Lages, entende que a ação reforça o compromisso do Sebrae com a qualificação dos produtores, impulsionando a excelência e a sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. “Foi gratificante ver o engajamento dos produtores e dos dirigentes do Distrito. Acreditamos que o conhecimento compartilhado sobre qualidade e controle da praga trará resultados significativos para a nossa fruticultura, fortalecendo a cadeia produtiva local. O Sebrae segue comprometido com o desenvolvimento do agronegócio em Juazeiro”.
A atividade foi dividida em duas etapas. Inicialmente, o consultor Pedro Tasso abordou a relevância da qualidade na fruticultura, compartilhando insights valiosos para aprimorar os produtos cultivados na região. Em seguida, o técnico agrícola Ítalo Pereira, supervisor de campo da Biofábrica Moscamed Brasil, complementou a discussão com informações cruciais sobre o monitoramento da mosca-da-fruta, destacando a importância dessa prática e os cuidados necessários para o controle eficaz da praga.
A consultoria em monitoramento de moscas-das-frutas em pomares é, inclusive, um serviço oferecido pelo Sebrae a pequenos produtores com custos subsidiados, visando a melhoria da qualidade e produtividade das culturas, e a agregação de valor às frutas.
O encontro foi bem avaliado pelos produtores presentes. “Fiquei muito feliz com a vinda do Sebrae, que nos trouxe essa palestra tão importante para o nosso setor. O Sebrae sempre abre portas, juntamente com seus parceiros, como o SENAR, empresas das quais sempre recebemos apoio, com grandes aprendizados para o gerenciamento da minha produção. Isso me permitiu ter melhores resultados”, falou José David de Souza, produtor rural.
O assistente técnico do Distrito de Irrigação de Mandacaru I, Marcos Antônio Ferreira, elogiou a iniciativa. “Esse foi mais um dos mais importantes eventos promovidos pelo Sebrae/BA, em parceria com o nosso Distrito, no momento de incerteza que estamos vivendo em escala global. Esse treinamento nos ajuda na melhoria da produção e no controle da mosca-da fruta. Ações assim nos ajudam a elevar o nível tecnológico dos nossos produtores, que vem produzindo cada vez melhor, com sustentabilidade. É importante o fortalecimento dessa parceria para o sucesso dos nossos empreendimentos”.