Campeonato Brasileiro de Patinação Inline Freestyle 2025 acontece neste final de semana em Lauro de Freitas com apoio da Sudesb
Cerca de 50 atletas disputam as provas no sábado, 23, e no domingo, 24, no galpão de esportes do Parque Shopping Bahia
Ascom Sudesb – Maurício Viana
O Estado da Bahia recebe pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Brasileiro de Patinação Inline Freestyle 2025. As disputas acontecem entre sexta-feira, 22, e domingo, 24, das 10h às 19h, no galpão de eventos do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. O evento conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cerca de 50 atletas, dentre eles, 15 baianos, estarão nas disputas das categorias pré-mirim, mirim, junior, sênior, master e estreantes (categoria amistosa especial para quem está começando). No ano passado, a edição em solos baianos também foi válida pelo Campeonato Sul-Americano, o qual, esse ano, aguarda a edição deste evento nacional como seletiva para definir os representantes brasileiros.
A programação inicia na sexta-feira, 22, com o dia livre para treino. No sábado, 23, serão disputadas as provas de speed slalom, às 11h; classic slalom e pair slalom, às 15h30; e slides, às 17h30. A cerimônia de abertura será às 14h30, enquanto a premiação é às 19h30. Já no domingo, 24, os competidores de battle slalom, às 13h30, e free jump, às 15h30, estarão na pista. A premiação é a partir das 17h, finalizando o campeonato.
Como o torneio servirá como convocatória para a Seleção Brasileira da modalidade, é esperado a elite da patinação inline freestyle do Brasil, de acordo com Eduardo Costa Ferreira, presidente da Federação Baiana de Patinagem (FBP), que realiza o evento, em parceria com a Confederação Skate Brasil e a chancela da entidade internacional de esportes sobre rodas, World Skate.
“Sobre os atletas baianos, destacam-se os atletas Ramon Cortes, vice-campeão brasileiro e sul-americano no free jump, e Mai Nascimento, que, no último sul-americano, conquistou quatro medalhas, sendo duas de ouro. Outro destaque é a presença do atleta paulista Gustavo Guo, primeiro no ranking mundial na categoria jump. O público pode esperar um belo espetáculo e está convidado a comparecer”, convida Eduardo.