Por Tony Martins
Dois fatores positivos marcaram as três primeiras rodadas do Campeonato Baiano 2024. O primeiro deles refere-se ao número de gols marcados: até agora foram 43 em 15 jogos disputados, estabelecendo uma média de 2.8 gols por partida. Isso é percebido em duas goleadas sofridas pelo Jacobina, 6 x 1 diante do Bahia de Feira e 5 x 0 contra o Bahia da capital. Também aconteceu um número de gol expressivo no empate de 3 x 3 entre Atlético e Bahia. Não teve ainda nem um jogo com placar de zero a zero.
Bahia da capital com 8 gols, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas com 7 cada. Correspondem a mais da metade dos gols marcados até agora. O Jacobina sofreu 12 gols, tendo a defesa mais vazada da competição. Barcelona e Juazeirense têm as melhores defesas, sofrendo apenas um gol cada, com uma média de 0,33 por partida.
Outro fator importante é que muitos gols foram marcados antes mesmo dos dez minutos do primeiro tempo, o que pode denotar descuido das defesas, mas, representa, também, uma busca pelos gols, os exemplos disso são os gols marcados por William do Jacuipense aos 25 segundos de jogo contra o Atlético e Vitinho do Bahia de Feira aos 40 segundos, contra o Itabuna.
Principais artilheiros:
– Vitinho (Ba F/S) 3 gols
– Cesinha (Bar), Luis Soares (Jua), Yuri Castlho (Vit), Pablo (Jac) e Cleyton (Ba F/S) 2 gols cada.